As relações harmônicas interespecíficas, também conhecida como relações heterotípicas, ocorre entre seres de espécies diferentes. Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Os indivíduos nessa relação vivem juntos, de maneira fixa, e todos tem vantagem nessa associação.
Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. Tal tipo traz benefícios a todos os envolvidos, sendo classificado como relação harmônica. São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins.
Relações Desarmônicas são aquelas que ocorrem entre seres vivos e causam prejuízos a uma das partes envolvidas. Elas compõem as relações ecológicas, que consistem nas interações que acontecem entre todos os organismos, com o intuito de manter a sobrevivência e se reproduzirem.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia (e teia) alimentar em que os animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior (predadores / caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para deles se alimentarem.
O mutualismo é um tipo de relação ecológica interespecífica em que as duas espécies envolvidas se beneficiam. ... Um exemplo clássico de mutualismo é a interação que ocorre entre fungos e algas. Outro exemplo, também muito utilizado, é a associação de fungos nas raízes de plantas leguminosas.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
A espécie que secreta a substância é chamada de inibidora, enquanto a espécie que é prejudicada denomina-se amensal. Nessa interação, a espécie inibidora não se beneficia da espécie amensal. Alguns exemplos de amensalismo são: ... - fungos que produzem substâncias antibióticas que inibem o crescimento de bactérias.
Em Biologia, sociedade é um grupo de organismos que vivem em conjunto, tendo algum tipo de organização e divisão de tarefas, sendo objeto de estudo da Sociobiologia. Um exemplo ótimo de sociedade são as abelhas em sua colmeia, cada qual com sua função.
A sociedade é uma agremiação de pessoas com a finalidade de preservar a sobrevivência comum de todos que se enquadrem nas normas sociais. Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns.