Para trabalhar a aliteração, que é definida como a repetição de fonemas consonantais, você pode começar falando palavras com a letra A como abacaxi, abacate, amor e amizade. É necessário enfatizar o som ao falar essas palavras destacando suas sílabas, por exemplo a-bacaxi.
Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.
a) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais. “Esperando, parada, pregada na pedra do porto.” b) assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. ... c) paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.
Bom, a repetição do R num poema compreende um recurso estilístico provoca a denominada figura de linguagem dos sons: a Aliteração, onde a mesma repetição de consoantes no meio da palavra busca reproduzir sons, e assim, provocam uma espécie de trava-línguas em decorrência de sua difícil e complicada pronúncia.
Para representar os sons da língua que falamos, utilizamos as letras do alfabeto. Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som.
a) Onomatopeia Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Exemplos: - Miau! : “Voz” de um gato.
Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.
As Figuras de Som ou de Harmonia correspondem a uma categoria das figuras de linguagem associadas à sonoridade. Elas valorizam a expressividade do texto, por meio da sonoridade, ou seja, da repetição de sons.
Figuras de som: Onomatopeia Essa figuras de som é muito utilizada em histórias em quadrinhos. Um exemplo simples é a expressão Tic Tac que imita o som dos ponteiros de um relógio. Assim como o Toc Toc, que representa o bater à porta.
A assonância é um tipo de figura de linguagem, chamada de figura de som ou harmonia. Ela é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos (vogais) numa frase. ... Além da assonância, as figuras de som mais importantes são: aliteração, paronomásia, onomatopeia.
Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais. Observe o exemplo abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, que consiste na repetição de vogais. É muito usada em poemas, devido à sonoridade que esse gênero de texto busca produzir.