A prova de corrida com barreiras surgiu em meados do século XIX, na Inglaterra. O primeiro esforço para regularizar esta modalidade esportiva, como a padronização das dimensões das barreiras e a distancia da prova, surgiram em 1864, nos campeonatos da universidade de "Oxford".
O objetivo é que o atleta chegue ao final do trajeto saltando por cima de barreiras postas na pista. Nas corridas com barreiras, não se considera infração quando o atleta, ao pular, derruba a barreira, a menos que ele o faça intencionalmente.
VELOCIDADE: São assim chamadas todas as provas em distância até 400m. Podem ser realizadas em pistas com obstáculos ou em pistas livres (corridas rasas). Exigem maior explosão que fôlego.
Quando estudamos a técnica de uma prova do atletismo, dividimos a mesma em fases, cada uma composta. de movimentos próprios, importantes não apenas para a execução correta como também para avaliação e. elaboração de exercícios específicos para a aprendizagem e treinamento.
Os atletas competem em dez provas: corrida de 100m, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara, corrida de 1500m, corrida de 400m e corrida de 110m com barreira. Já no heptatlo é específico para mulheres.
Na ocasião, apenas homens podiam participar. O atletismo teve representantes de 10 países espalhados nas provas de 100 m, 400 m, 800 m, 1.
As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e lançamento do dardo.