EQST

O Que Esotropia?

O que é esotropia?

O QUE É ESOTROPIA? A esotropia é uma forma de estrabismo (desalinhamento ocular) caracterizada por um desvio interno (em direção ao nariz) de um ou de ambos os olhos (Figura 1).

O que é estrabismo acomodativo?

Estrabismo acomodativo Este é um tipo de estrabismo convergente, secundário a um erro refrativo, a hipermetropia. Este estrabismo não necessita de correção cirúrgica, uma vez que basta corrigir o erro refrativo para que os olhos deixem de desviar.

Como tratar esotropia?

A esotropia pode ser congênita, quando a criança já nasce com o distúrbio, ou adquirida, quando surge mais tarde....Os principais tratamentos para estrabismo convergente são:

  1. Tampão ocular;
  2. Óculos de grau;
  3. Aplicação de toxina botulínica;
  4. Cirurgia.

O quê estrabismo convergente?

Estrabismo convergente ou esotropia é uma doença oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos, com desvio para dentro. É o distúrbio oculomotor mais comum em nosso meio. Pode ser intermitente (quando em alguns momentos ocorre o alinhamento) ou constante/fixo (o desvio sempre se mantém).

O que o estrabismo pode causar?

Entre as causas prováveis, destacam-se: dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos; grau elevado de hipermetropia, que obriga forçar a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão (endotropia acomodativa) ; baixa visão em um dos olhos; doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, ...

O que fazer quando está ficando vesgo?

Como deixar de ficar vesgo? Sim, o estrabismo pode ser tratado em qualquer adulto. Entre seus tratamentos estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).

Como uma pessoa pode ficar vesga?

O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça.

Qual o exame que detecta o estrabismo?

O teste do reflexo para avaliar se o foco de luz está centralizado nas duas pupilas é fundamental para o diagnóstico do estrabismo. Outros exames oftalmológicos, como os de acuidade visual, de fundo de olho, de oclusão e movimento ocular também são úteis para confirmar o diagnóstico, avaliando o tamanho do desvio.

Como saber se o bebê vai ser vesgo?

Verificar a reação da criança à claridade, virar a cabeça da criança para trás para verificar seus olhos, prestar atenção o movimento de suas piscadas e manipular objetos para ele seguir com os olhos são alguns dos testes que você mesma pode fazer para saber se tem um bebê estrábico ou não.

É normal o bebê ficar vesgo?

Você já notou que o seu bebê parece um pouquinho “vesgo” por alguns segundos? O nome para este problema é estrabismo. No caso dos bebês, o estrabismo é intermitente, ou seja, é normal que os olhos desviem tanto para dentro (convergente), quanto para fora (divergente) por alguns segundos.

É possível ficar Estrabico?

O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça.