“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e ...
“Os juízes, ao serem empossados, prestam juramento de cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e as leis, razão pela qual se comprometem a observar as normas de conduta que lhe são impostas pela sua própria lei orgânica”, dizia o documento enviado pela Anamatra ao CNJ.
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. ... No juramento não pode fazer gracinha, ein! A hora do juramento exige seriedade.
substantivo masculino Ato de jurar. Fórmula usada para o juramento. Fazer ou prestar juramento, fazer afirmação ou promessa solene em que se invoca por testemunho coisa ou entidade tida como sagrada.
Significado de Jurar verbo transitivo Prometer ou afirmar solenemente, tomando por testemunha divindade, santo, ou coisa tida por sagrada: juro por Nossa Senhora, juro pela felicidade de minha filha. Prometer mediante juramento: juraram entre si amor eterno.
Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.”
Nos países onde se jura perante a Bíblia, a pessoa pode optar por outro livro sagrado ou também por um texto sem referência a divindades: “Afirmo dizer a verdade, toda a verdade, nada mais que a verdade”. Curiosamente, o recurso não foi feito para os ateus, mas para cristãos que condenam o ato de jurar em nome de Deus.
Dar uma volta em Enganar, ludibriar; aplicar um golpe.
Os judeus ortodoxos sequer pronunciam O Nome ou Um Título de Javé Deus, a menos que Ele seja dito ou em oração ou em estudo religioso.
Significado de Falso testemunho expressão [Jurídico] Testemunho que busca alterar a realidade ou a verdade dos fatos, especialmente numa circunstância de crime: foi julgado por apresentar falso testemunho em benefício do réu. [Religião] Não Levantar Falso Testemunho.
O ditado diz basicamente, que se alguma coisa deu errado, você continua, firme e forte, se não deu certo uma vez, você vai tentar de novo, até dar certo. ... 1 Ditado! "Quem Jura, é o que mais Mente" O que eu sei sobre o ditado/Significado.
"Aquele que dá falso testemunho contra o próximo comete um pecado tão sério quanto se tivesse dado falso testemunho contra Deus, dizendo que Deus não criou o mundo."
Se o acusado de falso testemunho desistir da mentira e contar a verdade, no processo que ele mentiu e/ou omitiu, o crime deixa de existir. Mas a retratação deve ocorrer antes da sentença.
Em todas as democracias ocidentais é assegurado ao acusado o direito ao silêncio, mas, em algumas delas, a mentira do réu é tipificada como o crime[5] de perjúrio (perjury). Conforme o dicionário Aurélio[6], o significado do termo perjúrio é o ato de perjurar; juramento falso.
É o crime de mentir perante um juiz num tribunal. No Brasil, ele é chamado de falso testemunho, como consta no artigo 342 do Código Penal, que diz ser ilegal “fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade” em inquéritos policiais ou processos judiciais.