Resposta. Uma cultura de paz implica no esforço para modificar o pensamento e a ação das pessoas no sentido de promover a paz. Ou seja, prevenir os conflitos potencialmente violentos e reconstruir a paz e a confiança entre pessoas emergentes de situação de guerra, é um dos exemplos mais comuns a serem considerados.
São eles: colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a ...
De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo. ... Hoje há mais de 14 guerras e conflitos armados em andamento.
De acordo com as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para se semear a cultura de paz nas escolas, é preciso que o ambiente pacífico e conciliador seja construído no dia a dia da sala de aula, nos pequenos atos. ...
A pressuposição básica de Küng (2004, p. 17) pelo interesse nas religiões é que “não haverá paz entre as nações, se não existir paz entre as religiões. Não haverá paz entre as religiões, se não existir diálogo entre as religiões. Não haverá diálogo entre as religiões, se não existirem padrões éticos globais”.
Resposta. Resposta: Respeito, tolerância, humildade, honestidade, perdão, justiça, compaixão, empatia, ... Explicação: Espero ter ajudado!!!১৩ মার্চ, ২০১৬
Entender os valores e posturas dos outros é uma das formas de se iniciar a construção da paz. As pessoas podem a partir do diálogo, da prevenção, da criação de espaços de resolução, buscar evitar situações de disputa mediante uma gestão e administração das situações de conflito.
Confira algumas dicas para evitar problemas comuns e garantir uma sociedade de sucesso.
a paz tem sua grande possibilidade de concretização através do diálogo freireano. O diálogo que busca o saber fazer a Paz na relação entre subjetividade entre si e como o mundo e a objetividade do mundo, isto é, entre os cidadãos e a possibilidade da consciência pacífica, é a que autentica este inédito-viável.
De acordo com a UNESCO, a cultura de paz tem como base oito pilares:
A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz , em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira: ... “ Cultura de paz é uma cultura que promove a diversidade pacífica.
O professor deve adequar a linguagem e o conteúdo levando em consideração a audiência que irá participar da aula, indo além da linguagem verbal e inserindo em suas salas, ferramentas de ensino, tais como, material midiático e games, visando à dinamização do processo de ensino-aprendizagem.
“Para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental a maneira de contribuir para a construção de uma cultura de paz é através de pequenos atos do dia a dia, ensinando os pequenos que temos direitos e deveres e que todos somos responsáveis pelo mundo que nos cerca”, explica Flávia Cristina Pereira ...
a cultura de paz como um conjunto de valores e atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e na prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.
OS 16 PRINCÍPIOS:
Atitudes como não furar filas e jogar o lixo no lixo são fundamentais para o convívio saudável nos centros urbanos. O respeito ao próximo e o cultivo dos bons hábitos de convivência urbana são as bases para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Assegurar boa renda garante igualdade material, mas não formal. Ainda assim, é necessário que boa renda para todos seja assegurada para uma sociedade igualitária (justa) e não só igualdade de direitos e oportunidades.