Já a Tríplice Entente começou com a união entre França e Inglaterra, uma aliança que servia para limitar a expansão alemã, e depois passou a incluir a Rússia, que tinha interesses políticos no leste europeu, então sob o controle dos austro-húngaros.
A Tríplice Aliança tinha como objetivo espalhar o pangermanismo, uma ideologia que defendia a união das nações de origem germânica. A Tríplice Entente tinha como objetivo lutar contra o pangermanismo na Europa.
A Tríplice Entente Foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. Foi feito após a criação da Entente Anglo-Russa.
Em 1918 o Império Austro-Húngaro e a Alemanha estavam derrotados. No dia 11 de novembro, representantes da Alemanha assinavam o acordo de paz, dentro de um vagão de trem em Compiegne, França. Pelo acordo, os alemães aceitavam as condições de rendição estabelecidas pelos países vitoriosos.
Confrontam-se dois grupos de países organizados em pactos antagônicos: a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, e a Tríplice Entente, que vence a guerra, encabeçada pela França.
Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
Venceslau Brás
Resposta. Resposta: Inglaterra,França e seus aliados.
A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
Resposta
URSS
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito iniciado em 1939 e encerrado em 1945, contando com a participação de vários países. A Guerra acabou em 1945, com a vitória dos Aliados.
União Soviética
O bloco vencedor foi o do Eixo, que tinha Inglaterra, EUA e URSS. O país que sofreu ataques de bombas nucleares foi o Japão, feito pelos EUA, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Em 1991, tinha fim a URSS. E o tipo de capitalismo desenvolvido na esfera de influência dos EUA aparecia ao mundo como o vitorioso de uma disputa que marcou o século XX.
União Soviética
Resposta. Os Estados Unidos. Por conta de dois fatores importantes: a vitória na corrida espacial ( os estados unidos foi o primeiro país a mandar um homem a lua ) e por conta do enfraquecimento do socialismo que fez com que a União Soviética se fragmenta-se.
O momento de maior tensão em toda a Guerra Fria ficou conhecido como Crise dos Mísseis e aconteceu em Cuba, em 1962. Cuba havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos por causa dos embargos americanos.
Fizeram parte do acordo da Otan, países aliados dos Estados Unidos, tais como: Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha.
De modo geral, as principais causas da Guerra Fria foram: todo o contexto da Segunda Guerra Mundial; tentativa de expansão do socialismo como modelo econômico; busca, pelos EUA, de consolidar o capitalismo.
A Guerra Fria foi o conflito que as duas grandes potências emergentes após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, travaram em busca da superioridade mundial. O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947.
o Pacto de Varsóvia. A OTAN era composta inicialmente por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde juntaram-se Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à União Soviética.
10 armas sinistras da Guerra Fria que assombraram os Estados Unidos
Resposta: Era determinar qual país era o mais desenvolvido,seja no poder bélico,espacial,economico e etc.
O momento de maior tensão em toda a Guerra Fria ficou conhecido como Crise dos Mísseis e aconteceu em Cuba, em 1962. Cuba havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos por causa dos embargos americanos.