Para dar início ao processo, basta inserir a cápsula de refrigerante de sua preferência no local indicado. Por meio da leitura de um código de pontos respectivo à cada cápsula, sua máquina de bebidas identifica e reconhece a receita necessária, de maneira automática.
Procure por um fornecedor de bar ou restaurante em sua região e pergunte sobre como adquirir uma máquina de refrigerante. Esses vendedores terão uma lista de comerciantes que produzem essas máquinas exclusivamente para venda.
As matérias-primas básicas utilizadas no processo de produção dos refrigerantes são: água, açúcar, concentrados (extratos, óleos essenciais e destilados de frutas/vegetais) e gás carbônico (CO2) (MENDA, 2011).
Enfraquecimento dos ossos e dentes A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.
Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia. Se a grávida tomar 2 xícaras de café em um dia, já não pode ingerir mais cafeína.
Muita gente fica curiosa para saber por que ao colocar bala Mentos dentro da garrafa de Coca-Cola Diet, o refrigerante é expulso sob a forma de um jato que pode atingir 2 m. O fenômeno ocorre devido à capacidade da bala formar novas bolhas de gás carbônico que faz parte da bebida.
As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refri, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo.
De forma alguma. Pode ocorrer apenas uma pequena expansão do gás dentro da boca, que desaparece num instante. Não há expansão no estômago porque a maior parte do gás nem chega até lá.
O ideal é que a linha seja da cor da tampa da garrafa que você for usar. Em seguida, você abre a garrafa de Coca, coloca o mentos que está na linha no gargalo, fecha a tampa e depois corta a linha. Nem dá para perceber que tem uma bala pendurada na ponta. Aí é deixar a garrafa exposta para algum desavisado abrir.
Um exemplo desses que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.
Lembre de guardar sempre vários pacotes de Mentos, porque no dia que chegue o apocalipse, se você for um dos afortunados que sobreviverem ao evento, esses pacotes podem salvar a sua vida. E não só os Mentos, se ademais guardarmos uma garrafa de Coca-Cola, a mistura de ambos permitirá pescar.
Uma outra dica interessante é diminuir ao máximo a quantidade de ar dentro da garrafa. Isso “obriga” o gás a se manter misturado no líquido, uma vez que não há espaço para ele ser liberado. Para o refrigerante não perder o gás, você pode simplesmente colocá-lo em outro recipiente menor.
10 coisas para se fazer com aquela Coca-Cola sem gás na geladeira...