Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio e ...
Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados,decididos pelos propios jogadores com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar na cultura popular.
De acordo com os estudos o boliche faz com que as crianças percebam que são capazes de aprender, pois esse jogo pode proporcionar o aprendizado da relação número-numeral, bem como operações matemáticas, noção de espaço, coordenação motora, raciocínio lógico, concentração, trabalho em grupo, bem como a ética, entre ...
O uso dos jogos e o ato de brincar possibilitam o processo de ensino aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma uma relação que aproxima os jogos e brincadeiras ao desenvolvimento.