Check Disk (chkdsk) é uma ferramenta de diagnóstico capaz de detectar/corrigir erros no disco rígido. Para usá-lo, abra o prompt de comando como administrador e digite chkdsk c: /f /r. Ele irá checar e corrigir erros na unidade C. Você também pode utilizar o programa Chkdsk-Gui, que oferece uma interface para o chkdsk.
Para isso, abra a página Meu computador e clique com o botão direito no ícone do HD e, vá para Propriedades. Na janela que será aberta clique em Ferramentas (na aba da segunda linha). Feito isso, na opção de Verificação de erros, selecione o botão Verificar.
Para descobrir qual é a memória da sua máquina, abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone "Computador", como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em "Propriedades". Lá, você vai conferir um resumo de todas as especificações do seu computador.
Devido a essa restrição de funcionamento, se os módulos de memória utilizados forem diferentes, o sistema apresentará inconsistências no processamento de dados, podendo ocasionar o travamento de softwares e a instabilidade de hardwares – fazendo com que a máquina reinicie constantemente.
Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook. Na imagem abaixo, você pode ver que meu notebook tem duas memórias DDR3 de 665.
"Sudo dmidecode - TYPE17 " sem as aspas , em seguida, pressione " Enter". Digite a senha de root, em seguida, pressione " Enter". visualizar as informações detalhadas sobre cada slot de memória no computador. O "Speed " título listas de freqüência de operação da memória RAM , como " 800 MHz " para memória DDR2- 800.
Comando 2. O/proc/meminfo, um dos arquivos no diretório /proc/., exibe informações sobre o uso de RAM do sistema. O argumento MemTotal mostra a quantidade total de RAM utilizável, em kibibytes, Qual é a RAM física menos um número de bits reservados e o código binário do kernel.
No Linux existem vários comandos que mostram detalhes sobre o sistema e informações de hardwares, como por exemplo: cat /proc/meminfo . No entanto, são tantos comandos e opções, que fica difícil lembrar de todos e usá-los.
Para obter informações sobre o processador:
Dentro do diretório há o “Computador” Assim que clicar em “Computador”, haverá uma barra de pesquisa. Do lado esquerdo dessa barra, é informado o diretório atual. Clicar no mesmo e selecionar “Propriedades”.
Como saber se meu computador está executando a versão do Windows de 32 bits ou de 64 bits?
Caso o computador seja compatível, a mensagem "Your CPU supports 64bit (x64) operating systems" será exibida, como na imagem abaixo.
Abra um terminal no Ubuntu, pra começar a brincadeira ( Ctrl + alt + T ). No Ubuntu, o comando cat também pode ser usado para ver a versão instalada. No LSB modules are available. Há outras maneiras de se determinar a versão do sistema operacional em uso.
Para ver no terminal informações como o nome e a versão da distribuição, bem como a versão do kernel, você pode usar os seguintes comandos:
Linux (núcleo)