Os agrotóxicos se esvaem pelos rios, impregnam o solo e alcançam às águas subterrâneas. Nesse caso, rios e lagos podem entrar em contato com o produto mediante o lançamento intencional e por escoamento superficial a partir de locais onde o uso de agrotóxicos é realizado.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
A carência de zinco pode ainda levar ao surgimento de sintomas como:
O zinco atua no funcionamento e melhora da saúde do corpo. Ele tem efeitos na pele, sistema reprodutivo, sistema imunológico, saúde óssea, função neurológica, no metabolismo e muitas outras áreas. Esse mineral não é produzido ou sintetizado pelo organismo humano, o que implica na sua necessidade de ingestão diária.
[Química] Causar quelação em; converter algo em quelato, composto químico cujas moléculas são compostas por um ou mais íons, fixado a um anel dentro da molécula quelante. [Medicina] Usar agentes quelantes no tratamento de algumas intoxicações. Etimologia (origem da palavra quelar). Forma regressiva de quelação + ar.
Quelato de Ferro + Ácido Fólico + Vitamina B12 é indicado no tratamento de anemias por deficiência de ferro, estados de desnutrição e convalescença.