Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.
Os atestados de vida tem por objetivo comprovar que o cidadão está vivo e apto a continuar a usufruir de certos direitos que se interrompem automaticamente com a sua morte, como o recebimento de pensões.
Prova de vida online Antes de mais nada, é preciso fazer o download do aplicativo “Meu INSS” e “Meu gov.br”, ambos estão disponíveis para Android e iOS. Na sequência, basta tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular.
Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se direcionar ao banco onde recebe o benefício, levar um documento de identificação com foto como RG, alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
O beneficiário que deveria realizar a prova de vida até março de 2020, deverá efetuá-la até o final de maio deste ano. Já quem tem vencimento em março e abril de 2021 deverá fazer até novembro.
Como fazer a prova de vida digital do INSS 2021 Dessa forma, aqueles que estiverem aptos a realizar este procedimento serão informados via mensagem de texto (SMS) no celular, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.
Os servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis não precisarão fazer a prova de vida anual (recadastramento) até 31 de outubro. O prazo, que acabaria na próxima quarta-feira (30), foi prorrogado por instrução normativa publicada hoje (28) no Diário Oficial da União.
Pelo calendário, quem deveria ter feito a prova de vida até março e abril de 2020 terá de fazer até maio deste ano. Já quem tem vencimento em março e abril de 2021 deverá fazer até novembro.
A prova de vida do INSS deve ser feita anualmente, na rede bancária, pelo beneficiário que recebe por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Neste ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, a exigência está suspensa desde março. O recadastramento não está proibido.
Como fazer a prova de vida? Atualmente nós temos 2 maneiras de fazer a prova de vida. Em primeiro lugar temos a tradicional, feita no banco em que o beneficiário recebe os pagamentos. Nesse caso, basta ir até a agência bancária munido de algum documento de identificação (RG, CPF, CNH, Carteira de Trabalho).
A prova de vida dos beneficiários que recebem na Caixa Econômica Federal pode ser feita em qualquer agência (localize aqui o endereço mais próximo). O processo deve ser renovado a cada 12 meses.
Para fazer a prova de vida do INSS pelo celular, é necessário baixar os aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, disponíveis no Android e iPhone (iOS) e tirar uma foto do rosto com a câmera frontal.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados. ... Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício.
Quem não fez o recadastramento a partir de março de 2020 terá novos prazos