Nos dias seguintes à fecundação, a única célula se divide em várias. Ao mesmo tempo, esse pequeno aglomerado de células em divisão se move através da trompa de falópio e chega ao revestimento do útero. Lá, esse aglomerado implanta, ou seja, “gruda” e começa a crescer. A partir desse momento, passa a se chamar embrião.
Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.
Resposta. Resposta: Quando o embrião chega ao útero, cerca de 10 dias após a fertilização, se implanta na parede e começa a desenvolver os primórdios da placenta, que vai conectar seus vasos aos vasos uterinos e servir de fonte de nutrição, e o saco amniótico, que vai envolver e proteger o bebê durante toda a gravidez.
Entretanto, toda essa mobilização ainda não pode ser sentida. Muitas mamães de primeira viagem relatam sentir o bebê mexer pela primeira vez entre a 18ª e a 22ª semana. Já as mamães mais experientes conseguem perceber os movimentos a partir da 14ª semana.
Os bebês se mexem dentro da barriga por reflexo ou em busca de uma nova posição, já que mesmo dentro do útero podem ficar desconfortáveis em alguns momentos. Esses movimentos indicam que o bebê está saudável e recebendo uma boa oxigenação do cordão umbilical, mas tendem a diminuir nas últimas semanas naturalmente.
A diminuição dos movimentos do bebê é preocupante quando ocorrem menos de 4 movimentos por hora, principalmente em mulheres com histórico de pressão alta, diabetes, problemas na placenta, alterações no útero ou uso de substâncias como álcool ou cigarro.
A barriga tremer não é sinal de gravidez, assim como as dores no pé da barriga também não. As tremidas e dores podem ser sinal do funcionamento das trompas ou até mesmo da ovulação que causa certo incomodo em algumas mulheres.
O seu útero deverá estar posicionado 6 centímetros abaixo do umbigo, a sua barriga está cada vez mais arredondada, e os movimentos do bebé começam a fazer-se sentir. Procure arranjar exercícios de relaxamento e informa-se sobre as aulas de preparação para o parto.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
A sensação do bebê mexendo pela primeira vez pode ser parecida com bolhas de ar, borboletas voando, peixe nadando, gases, fome ou ronco no estômago, segundo a maioria das "mães de primeira viagem".