A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
O erudito é aquele que se comunica pela forma escrita, se em sua criação, replicação ou leitura; enquanto o popular é aquele cuja comunicação oral é primordial em sua aprendizagem e apresentação – me interessa definir as distinções dessa maneira.
A cultura erudita é o conhecimento específico de áreas do conhecimento, não estando disponível para todo o conjunto social. Já a cultura de massa é aquela disseminada por um certo ponto de partida, podendo ser acessada por qualquer pertencente do grupo social.
A cultura popular é autêntica por representar a vida, os hábitos e os costumes de uma população. Ela não é reprodução e não é uma tentativa de massificação das pessoas. A cultura popular, ao contrário da cultura de massa, visa atender a simples criação e não a busca dos padrões de venda de um mercado capitalista.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Cultura popular se refere à interação entre pessoas de uma mesma sociedade, essa varia de acordo com as transformações ocorridas no meio social.
Resposta: Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa.
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
Na cultura popular, cabe de um tudo: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras, artesanato, culinária tradicional etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo.
- Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa.
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros. Resolução CFE nº 03/1987.
A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
A cultura de massa, sendo aquela que agrega a maior parte da população; A cultura erudita, aquela que pode ser vista como resultado do conhecimento obtido por meio de pesquisa; E por fim a cultura popular aquela que está relacionada as tradições e os saberes determinados pelo povo.
Exemplos
É impossível quantificarmos o nº de culturais existentes no mundo, pois a cultura trata-se de um conjunto de elementos que tangem as relações sociais, seja por meio de hábitos, estilo de vida e uma infinidade de características.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros....Podemos classificar os tipos de diversidade como:
Devido ao fato de os países terem diversos tipos de colonização, exploração e relações com outros países, favoreceu-se as relações entre povos distintos, o que gerou diferentes culturas. ... Dentre fatores que contribuem para existência de diversas culturas no mundo, pode-se citar: migração; emigração.