O Jidoka é um termo japonês que significa “automatização com um toque humano”. A ideia é fornecer às máquinas e operadores a capacidade de detectar a ocorrência de condições anormais e parar o trabalho instantaneamente.
Assim podemos dizer que o Jidoka consiste em 4 passos importantes:
A fórmula da produtividade A quantidade de sacos por hectare é definida pela fórmula: Plantas/hectare (mil/ha) multiplicado por vagens/planta multiplicado grãos/vagem multiplicado por peso de mil grãos, tudo isso dividido por 60000.
As placas de gestão visual, as principais ferramentas de comunicação em um ambiente lean, destinam-se a fornecer informações. Existem vários tipos diferentes de placas de gestão visual, incluindo placas para melhoria contínua, status do projeto e ferramentas de análise de equipamento.
Em japonês, Kanban significa “etiqueta”, “placas” ou “registros visíveis” e é exatamente este o propósito fiel deste método de gestão visual. Como o próprio nome diz, o Kanban nada mais é que sinalizações de processos através de cores, normalmente verde, amarelo e vermelho.
A seguir estão algumas das mais usadas....O que fazem as ferramentas de gerenciamento visual?
O gerenciamento visual tem por objetivo a disponibilização de informações em uma linguagem acessível (simples e de fácil assimilação), buscando facilitar o trabalho diário e a busca por melhores resultados, que pode ser financeiro, de qualidade e/ou de satisfação dos clientes e colaboradores.
Benefícios da abordagem visual A lista de vantagens é muita longa. Experimente a abordagem visual para: melhorar a comunicação entre membros da equipe, ajudar sua equipe a se manter focada em seus objetivos, superar obstáculos, identificar e reduzir o desperdício.
Programa 5S O 5S utiliza recursos de gestão visual, ao mesmo tempo em que colabora para ela. Ou seja, as práticas de organização e limpeza aplicadas com o 5S (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O 5S) auxiliam a perceber desvios e problemas, que é o objetivo fundamental da gestão visual.
O trabalho padronizado estabelece procedimentos precisos para o trabalho de cada um dos operadores em um processo de produção, baseado em três elementos: tempo takt, sequência e estoque padrão.