Numeração romana
Ainda se utiliza os números romanos para designar séculos, nomes de papas e reis, capítulos de livros etc....Vamos aprender alguns numerais romanos.
Os números romanos foram criados na Roma Antiga para facilitar contas, mas se espalharam pelo Império Romano. ... Os números romanos fazem parte de um sistema de numeração que usa letras maiúsculas do alfabeto latino. Foram desenvolvidos na Roma Antiga para ajudar a fazer contas, só que eles usavam as letras do alfabeto.
Algarismos romanos - Letras representam quantidades
Os números romanos são escritos utilizando-se sete letras do nosso alfabeto, e cada uma delas representa uma quantidade, ou seja, podemos associar essas letras com os números indo-arábicos. Veja: Regra 1 – As letras I, X, C e M podem ser repetidas, no máximo, três vezes consecutivas.
Algumas regras particulares de subtração são: Os símbolos M e D só admitem subtração do valor de C. Os símbolos C e L só admitem subtração do valor de X. Os símbolos X e V só admitem subtração do valor de I.
Resposta. os símbolos "I", "X", "C" e "M" podem ser repetidos até três vezes seguidas na formação de um número.
Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.
Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Os mais conhecidos são: egípcio, babilônico, romano, chinês, o nosso atual sistema denominado decimal ou indo-arábico, e o dos povos Maias.
Na história vários povos diferentes usaram sistemas de numeração, e existem alguns deles que foram mais estudados: os sistemas de numeração chinês, maia, egípcio, romano e babilônico. O sistema numeração que adotamos hoje não apareceu pronto tal como é, mas foi sendo aperfeiçoado com o passar do tempo.
Resposta: a) Os sistemas de numeração reconhecidos mundialmente são o Indo-arábico, o Egípcio,o Maia,o Babilônico e o Romano.
Tal questão ocorre pelo de que mesmo que tenhamos sistemas de numerações diferentes a finalidade é a mesma, ou seja, tem - se números infinitos com o intuito de representar numericamente processos.
O sistema sexagesimal, também conhecido como sistema de numeração babilônico, necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para compor esses números eles usam a base 10 (utilizada no sistema de numeração decimal, o utilizado atualmente), para associar símbolos que correspondiam aos 60 “algarismos” necessários.
Resposta. Resposta: Algarismos arábicos. Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.
Resposta. Resposta: Algarismos arábicos são usados para representar números neste sistema numeral indo-arábico, em que uma sequência de dígitos, como "975", é lida como um único número.
Resposta: O número é escrito em indo-arábico como sendo ثمانية و سبعون مليون و ثلاثة مائة ألف.
No sistema de numeração indo arábico os número ficam da mesma forma, ou seja, 23, 456, 2654, 10356. No sistema de numeração romano fica: XXIII, CDLVI, MMDCLIV, XCCCLVI.