Ele nomeou os elementos carbono, hidrogênio e oxigênio; descobriu o papel do oxigênio na combustão e respiração; estabelecido que a água é um composto de hidrogénio e oxigénio; descobriu que o enxofre é um elemento, e ajudou a prosseguir a transformação química a partir de uma ciência qualitativa em uma quantitativa.
“Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma.” Nesse princípio, Lavoisier demonstrou que toda a essência da química é a transformação. Ele também mostrou que essas transformações seguem princípios quantitativos bem precisos e definidos.
Antoine Laurent de Lavoisier
antes de surgir a ciência filosófica o mundo era explicado através do pensamento mítico portanto no que consiste o pensamento explique.
Podemos dizer que os componentes básicos da ciência hoje em dia tangem aos aspectos racionalistas e experimentalistas como base de estudos. Isso quer dizer que em termos filosóficos, os componentes básicos da ciência moderna consistem na concepção da revelação divina e do descobrimento da alma.
Ciência é sempre um trabalho em andamento e suas conclusões são sempre provisórias. Porém, assim como a palavra “teoria”, “provisório” tem um significado especial quando inserida no contexto científico. Conclusões científicas não são provisórias no sentido de serem temporárias até alguém aparecer com a resposta certa.