A origem da palavra turismo vem do vocábulo tour que é de origem francesa e significa “volta”. ... Outra afirmação diz que “a matriz do radical tour é do latim, através do seu substantivo tourns, do verbo tornare, cujo significado é “giro, volta, viagem ou movimento de sair e retornar ao local de partida” (ANDRADE, 1992).
8) Futebol Vem do inglês “football”. Na sua origem era “football association”, que foi reduzido a “soccer” nos Estados Unidos. No italiano, adapta-se a “cálcio”, que significa “coice, pontapé” do “gioco del cálcio”. “Cálcio” vem do latim “calx, calcis”, que significa “calcanhar, pata, pé”.
Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”.
Significado de Turismo substantivo masculino Viagem de recreio. Conjunto de serviços destinados a promover e orientar, industrial e comercialmente, esse tipo de atividade.
Em termos de conceito, o turismo pode ser definido como o conjunto de atividades que realizamos durante uma viagem. Ou seja, em um local diferente daquele que compõe o nosso entorno habitual. Na prática, isso pode significar até mesmo descobrir espaços da sua própria cidade que você normalmente não visitaria.
Atividades desenvolvidas pelos visitantes residentes, quer no âmbito de deslocações no interior do país de referência (ou região), quer no âmbito de deslocações para fora do país (ou região) de referência, desde que fora do seu ambiente habitual. O turismo nacional compreende o turismo interno e o turismo emissor.
Hoje em dia, o turismo é uma das principais indústrias a nível global. ... O turismo é uma atividade de tamanha importância para a economia de um país, de uma região ou de uma cidade. Já que a chegada de turistas aumenta a economia, devido ao consumo dos produtos locais e dos serviços também.
É difícil determinar uma quantidade exata e total de todos os exemplos, o Ministério do Turismo classifica os tipos de turismo existentes no Brasil em 12 categorias: Turismo Social; Ecoturismo; Turismo Cultural; Turismo de Estudos e Intercâmbio; Turismo de Esportes; Turismo de Pesca; Turismo Náutico; Turismo de ...
A atividade do turismo cultural pode ser subdividido em: Turismo de congresso; Turismo científico; Turismo religioso, entre outros....Bibliografia
Há varias forma desenvolvida para segmentar o mercado turístico. As principais as quais usam os seguintes critérios: Idade – Turismo infantil, turismo juvenil, Turismo meia idade, turismo de terceira idade. Nível de renda – Turismo popular, turismo de classe média e turismo de luxo.
A segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda1.
A segmentação turística permite que um destino crie uma imagem forte sobre um determinado tipo prática turística. Portanto, a segmentação turística, por si só, já é capaz de segmentar público, perfil sócio econômico e faixa etária, por exemplo.
Conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se ou entreter- se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária, ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das ocupações ...
Turismo é um tipo de viagem em expedição,que você sai com o destino que conhecer a cultura e os costumes locais,e isso conta com equipamentos de viagem. Lazer é viajar à procura de diversão,se importando mais com pontos turísticos,sem a intenção de explorar a fundo o local escolhido.
Recreação: atividades praticadas durante o tempo de lazer. Lazer rotineiro: ir ao cinema ou ao restaurante, esportes. Viagens de um dia: visitando atrativos, fazendo piqueniques. Turismo: deslocamento temporário até destinos que estejam fora da residência do indivíduos.
10 Opções de atividades para o seu lazer
Segundo categorização realizada pelo autor, o lazer teria, basicamente, três funções: descanso, divertimento e desenvolvimento. A função de descanso traria o lazer como “reparador das deteriorações físicas e nervosas provocadas pelas tensões resultantes das obrigações cotidianas” (DUMAZEDIER, 1974, p. 32).
No conceito de Dumazedier ele destaca as três funções do lazer: descanso, divertimento/recreação e entretenimento; e de desenvolvimento.
Segundo D'Amorin (1995) o lazer tem três funções na vida do homem. Assinale a alternativa que aparece essas funções. Repouso, relaxamento, diversão e desenvolvimento da cognição e da personalidade.
Dumazedier (1972) identifica três funções principais do lazer, sendo: 1- Função de Repouso - Permite a libertação da fadiga. ... 3- Função de Desenvolvimento - Resulta da vontade de aprendizagem dos indivíduos. Esta função oferece uma maior possibilidade de integração na vida da sociedade.
Os obstáculos observados no desenvolvimento do lazer podem se referir a fatores socioambientais – dificuldades econômicas; diferença entre classes; aumento da violência e da criminalidade; diminuição dos espaços destinados ao lazer; regionalismo; falta de relacionamentos interpessoais; falta de tempo livre; ...
Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer: Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos. Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.
O lazer ligado ao aspecto tempo, considera as atividades desenvolvidas no tempo liberado do trabalho, ou no tempo livre ou disponível, não só das obrigações profissionais, mas também das familiares, sociais e religiosas (MARCELLINO, 2000).