Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.
A partilha da África e Ásia, nacionalismos, concorrência econômica, corrida armamentista foram as principais causas(motivos) para a ocorrência da primeira guerra mundial.
Fatores Determinantes da Primeira Guerra Mundial O expansionismo alemão e a transformação da Alemanha na maior potência industrial da Europa, fizeram brotar contra ele uma rivalidade na França, Inglaterra e Rússia; ... O antigermanismo inglês, resultado da concorrência industrial alemã.
Em 28 de junho de 1914, o estudante sérvio Gavrilo Princip, matou a tiros Francisco Fernando, arquiduque do Império Austro-Húngaro. O ato marca uma série de eventos políticos e econômicos que provocaram a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
O estopim da Segunda Guerra Mundial foi a invasão, por parte da Alemanha Nazista, ao território polonês em 1º de Setembro de 1939.
Fim da Guerra Fria A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. ... O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
Criado em 1947, quatro anos após a dissolução do Komintern (com que se designou a Terceira Internacional, 1919-1943), o Kominform tinha como função ser o centro de controlo internacional do movimento comunista, facilitando a influência soviética e uniformizando a ação comunista, em especial nos países do leste da ...
A Doutrina Bush foi uma orientação da política externa americana estabelecida pelo presidente americano George W. Bush em 2002. Esta ideologia privilegiava a guerra preventiva, o combate ao terrorismo e a livre-circulação de capitais.
Olá! O Kominform é uma palavra russa que designa o Escritório de Informações dos Partidos Comunistas e Operários. Era um órgão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que objetivava manter controle de informações, bem como divulgar dados importantes.
MIA: Dicionário Político - Cominform. Sigla do Bureau de Informação dos Partidos Comunistas e Operários, organização soviética criada em setembro de 1947, numa reunião em Szklarska Poreba, na Polônia. Seu principal organizador foi Zhdanov.
definição de komik no dicionário malaio comic = livro ~ um livro contendo uma história acompanhada de fotos engraçadas.
COMECON é a sigla correspondente a Conselho para Assistência Econômica Mútua, uma organização internacional fundada em 1949. Posteriormente, outras nações juntaram-se à organização: Mongólia (1962), Cuba (1972) e Vietnã (1978). ...
Em resposta as políticas implantadas pela doutrina Truman, em 1949, foi criado o COMECON com o objetivo de integrar economicamente os países do bloco socialista e evitar os interesses daqueles países em relação ao Plano Marshall e o capitalismo.
O Kominform foi um grupo político encarregado de fortalecer os laços entre os principais partidos políticos socialistas do mundo. Além disso, seu objetivo também era impedir o crescimento do sistema capitalista, principal concorrente na luta pela soberania mundial.
O COMECON - Conselho para Assistência Econômica Mútua foi uma organização internacional fundada em 1949 que tinha por objetivo promover a integração econômica das nações do Leste Europeu e o impedimento do avanço do Plano Marshall sobre a região.