De posse de Vs podemos calcular Is usando a Lei de Ohm: Is = 240V/15Ω = 16A. Agora usaremos a equação 2 para encontrar a corrente do primário: 200/100 = Ip/16 logo Ip = 32A.
A maioria das geladeiras são de 120V e usam uma corrente (ampere) entre 0,75 e 4 amperes.
Considerando uma tensão de 220V, a corrente elétrica que passa pelo fio que a alimenta é de cerca de 1,5A.
Cada componente, como fiação e tomada, tem uma corrente (amperagem) adequada, assim os diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos funcionam em diferentes correntes, em geral de 10 ou 20 ampères (A) que, por sua vez, exigem plugues específicos.
Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.
É provável que não consiga, nesse caso meça o diâmetro da parte metálica do fio, usando um paquímetro ou mesmo uma régua simples. Se o diâmetro for de aproximadamente 1,8mm ou mais, a fiação está dentro da norma e podem ser usadas as tomadas de 20A.
A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.
O novo padrão possuí dois tipos de configuração de Plugues e Tomadas: Plugues/Tomadas com o diâmetro mais fino (4 mm), para aparelhos com corrente nominal de até 10 amperes. (Aplicáveis a aparelhos como Televisores, Micro-systems, Notebooks, entre outros que precisam de pouca corrente para operarem)
O fio da airfryer é mais grosso, justamente para “suportar” a intensidade da corrente elétrica que é maior. Esse fio tem que ser plugado na tomada da mesma amperagem ou amperagem maior para que funcione corretemente.
Ranking: Os 4 melhores adaptadores de tomada do mercado
Plugue é de 10 amperes porque a voltagem é de 220 volts, quando fritadeira é 110 volts o plugue é de 20 amps, OK .
Para entender mais fácil, vamos pensar nessa situação: se você ligar uma lâmpada com potência de 300 watts em sua casa em 110 V, uma corrente de 2,72 amperes vai passar pelos fios. Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor.