Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.
incolor
Coloca-se o eletrodo dentro da solução que deseja-se descobrir o pH e faz-se a leitura do peagâmetro. Também são utilizados diversos indicadores ácido-base (substâncias orgânicas que mudam de cor em contato com substância ácida e básica), como a fenolftaleína, azul de bromotimol e alaranjado de metila.
As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas.
Ácidos serão, no nosso caso, aquelas substâncias que se comportarem como o suco de limão quando adicionadas ao suco de repolho roxo. O suco de repolho roxo apresenta uma coloração rosada quando acrescentamos o suco de limão e o vinagre.
O repolho roxo contém pigmentos, as antocianinas, que são capazes de alterar sua estrutura e, consequentemente, coloração de acordo com o meio ácido ou básico em que se encontram.
Esse indicador adquire coloração vermelha em meio ácido e coloração verde-amarelada em meio básico. As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas.
É pouco calórica, rica em hidratos de carbono, assim como em vitaminas e minerais (betacaroteno, ácido fólico, manganês, ferro, potássio e fósforo). Repolho roxo: pouco calórico, ótima fonte de vitamina C e rico em fibras. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, por conter selênio, favorece uma pele saudável.
Benefícios do repolho
Tipos de Repolho Eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C. Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico.
Repolho roxo: rico em antocianinas, substâncias capazes de proteger o coração. Além disso, é rico em vitamina C, B6, fibras, potássio e fósforo. Comer o legume cru é a melhor forma de aproveitar estes nutrientes.
No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.
Passo a Passo