Além da diminuição do cortisol, a massagem promove a liberação da substância dopamina, responsável por proporcionar a sensação de satisfação e prazer ao indivíduo e da serotomina, que permite que o sistema nervoso central normalize o humor, ritmo cardíaco, qualidade do sono e a temperatura corporal.
A principal diferença entre massagem e massoterapia (massagem terapêutica) é o profissional e a sua formação. O massagista é um profissional que, por meio de cursos livres aprendeu a executar técnicas de massagem.
Para se tornar um massoterapeuta, é preciso realizar um curso profissionalizante de massoterapia. O curso existe apenas nas modalidades presencial e semipresencial, pois as aulas práticas são obrigatórias para a formação na área. A caraga horária mínima é de 450 horas, enquanto a máxima é de 1500 horas.
Com duração média de 18 meses, o curso possibilita que o estudante tenha acesso a aulas teóricas, práticas e em algumas instituições ainda oferecem estágio, momento onde o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.
Cursos Técnicos em Massoterapia: Bolsas e Valores As mensalidades variam de R$ 200,00 a R$ 329,34.
dois anos
Valor da Mensalidade