Pode ser produzido pela reação entre sulfato de amônio [(NH4)2SO4] e nitrato de cálcio [Ca(NO3)2], de acordo com a reação: (NH4)2SO4 + Ca(NO3)2}→ 2 NH4NO3+ CaSO4.
O nitrato de amônio é produzido a partir de uma reação simples de amônia anidro e ácido nítrico. ... As soluções concentradas de AN também podem ser utilizadas para produzir soluções de ureia e nitrato de amônio (UAN, sigla em inglês) utilizadas em sistemas de fertilizantes líquidos.
O nitrato de amônio "é utilizado principalmente em fertilizantes de nitrogênio em culturas de leguminosas", diz a Sociedade Francesa de Química. Esse tipo de fertilizante, apresentado na forma de grânulos brancos, é usado em todo o mundo para obter melhores rendimentos e, para muitos agricultores, é essencial.
Essa decomposição vai gerar gás nitrogênio, gás oxigênio e vapor de água. Esses três gases como a reação libera calor, eles vão expandir, e essa expansão é o que explica a grande explosão que chocou o mundo inteiro", diz.
(Ufla-MG) Quando o nitrato de amônio decompõe-se termicamente, produz-se gás hilariante (N2O) e água. Se a decomposição de 100g de NH4NO3 impuro fornece 44g de N2O, a pureza do nitrato de amônio é: ( Dados: N= 14; H= 1; O= 16.) NH4NO3 ---> N2O + H2O.
Pode ser produzido pela reação entre sulfato de amônio [(NH4)2SO4] e nitrato de cálcio [Ca(NO3)2], de acordo com a reação: (NH4)2SO4 + Ca(NO3)2}→ 2 NH4NO3+ CaSO4.
O nitrato de amônio não e um combustível. Ele não queima como a gasolina, ele não queima como o óleo diesel, que podem ser explosivos. O nitrato de amônio se decompõe, e, ao se decompor, ele produz uma série de gases. Esses gases, aquecidos no calor da decomposição, se expandem rapidamente, e explodem.
Idealmente, o nitrato de amônio deve ser armazenado em big bags ao invés de pilhas a granel, o que reduz o risco de contaminação, e torna o material menos propenso a absorver água com o tempo.
Os cuidados para esse armazenamento são:
O armazenamento deve ser preferencialmente em área coberta, seca, ventilada, piso impermeável ou sobre paletes de madeira e afastados de materiais incompatíveis. Durante o manuseio devem ser evitados danos físicos as sacarias.
Além da quantidade provinda da FBN não suprir a demanda da planta, essa quantidade N fixado só passa a ser considerável a partir de 35 a 40 dias após a emergência (DAE), requerendo, desta maneira, adubação nitrogenada. Assim, é muito comum ocorrer a aplicação de fertilizantes nitrogenados, como é o caso da ureia.
Cuidados de armazenagem de fertilizantes
A principal função da ureia na alimentação do gado é melhorar o aproveitamento das forragens de baixa qualidade, aumentando sua digestibilidade. ... Quando se acrescenta ureia ao sal ou à forragem picada, esta ureia fornece nitrogênio para as bactérias.
O estudo recomenda que para vacas no terço médio e final de lactação, a ingestão de ureia pode chegar a valores próximos a 200 gramas por animal ao dia, dependendo das exigências nutricionais desses animais.