Um sistema de informação geográfica (GIS) é um sistema que cria, gerencia, analisa e mapeia todos os tipos de dados. GIS conecta dados a um mapa, integrando dados de localização (onde as coisas estão) com todos os tipos de informações descritivas (como as coisas são lá). Isso fornece uma base para mapeamento e análise que é usada na ciência e em quase todos os setores. O GIS ajuda os usuários a entender padrões, relacionamentos e contexto geográfico. Os benefícios incluem melhor comunicação e eficiência, bem como melhor gestão e tomada de decisões.
A maioria das pessoas pensa que o GIS trata apenas de “fazer mapas”. Mas aproveitamos o poder do GIS por causa dos insights da análise espacial . Usamos análise espacial por meio da matemática em mapas. A análise espacial é difícil com mapas de papel, por isso precisamos do GIS. Aqui estão alguns exemplos de análise espacial:
1. Onde as características do terreno são encontradas? Se você precisar encontrar o posto de gasolina mais próximo, o GIS pode mostrar o caminho. O GIS pode encontrar a localização ideal conectando volumes de tráfego, informações de zoneamento e dados demográficos.
A Ciência da Informação Geográfica fornece todos os blocos de construção para Sistemas de Informação Geográfica. Ele se baseia na ciência da computação, matemática, geografia, estatística, cartografia e geodésia .
Centenas de milhares de organizações em praticamente todos os campos estão usando GIS para fazer mapas que comunicam, realizam análises, compartilham informações e resolvem problemas complexos em todo o mundo. Isso está mudando a maneira como o mundo funciona.
Geografia: Descrever o conceito de GIS para os seus alunos, conforme descrito neste tutorial. Peça-lhes para tentar pensar em 3 razões pelas quais ele pode ser útil para usar um SIG em vez de mapas em papel. Aqui estão algumas que poderíamos pensar:
Quando começamos a registrar os inventários em mapas de papel, foi um processo bastante tedioso. Mas o que realmente precisamos? Precisávamos de um GIS para registrar e armazenar observações. Além disso, precisávamos de uma tabela para armazenar atributos sobre os dados.
O SIG é uma área relativamente nova — começou na década de 1970. Os SIG computorizados estavam apenas disponíveis para empresas e universidades que tinham equipamentos de informática caro. Hoje em dia, qualquer pessoa com um computador pessoal ou portátil pode usar o software SIG. Ao longo do tempo as Aplicações SIG tornaram-se também mais fáceis de usar — que costumava exigir um monte de formação para usar um aplicação SIG, mas agora é muito mais fácil para começar em SIG mesmo para amadores e utilizadores esporádicos. Como descrevemos acima, o SIG é mais do que apenas software, ele refere-se a todos os aspectos da gestão e utilização de dados geográficos digitais. Nos tutoriais que se seguem iremos focar o Software SIG.
Todos os dias, o GIS comanda milhões de decisões em todo o mundo, como esses 1000 aplicativos GIS . Isso causa um grande impacto em nossa vida e você pode nem perceber. Por exemplo, usamos GIS para:
3. SOFTWARE: ArcGIS e QGIS são os líderes em software GIS . O software GIS é especializado em análise espacial usando matemática em mapas. Ele combina geografia com tecnologia moderna para medir, quantificar e compreender nosso mundo.
Em 1968, um homem chamado Roger Tomlinson começou a juntar a computação moderna com mapas. Na verdade, ele cunhou pela primeira vez o termo “GIS” em seu artigo “ Um Sistema de Informação Geográfica para o Planejamento Regional “. [ 3 ] Neste momento, o GIS realmente se tornou uma ferramenta baseada em computador para armazenar dados de mapas. Em 2014, Roger Tomlinson faleceu posteriormente e será sempre lembrado como o “pai do GIS”.
Com uma aplicação SIG podemos abrir mapas digitais no computador, cria nova informação espacial para adicionar ao mapa, imprimir mapas personalizados e efectuar analise espacial.
Se verificar na tabela acima, verá rapidamente que havia um monte de casos de sarampo em janeiro e fevereiro. O nosso funcionário de saúde registou a localização da casa de cada paciente, observando a sua latitude e longitude noa tabela. Usando esses dados numa aplicação SIG, podemos rapidamente entender muito mais sobre os padrões de doença:
3. Que mudanças ocorreram em um determinado período de tempo? O tempo é o elemento que falta para estudar a mudança. Por exemplo, entendemos a mudança por meio de sensoriamento remoto do ambiente . Além disso, podemos prever melhor os desastres descobrindo mudanças ao longo do tempo.
Qual é o resultado final? Os SIGs nos permitem interpretar as relações, padrões e tendências de compreensão dos dados. Então, visualizar e analisar dados geograficamente afeta nossa compreensão do mundo em que vivemos.
GIS significa Sistemas de Informação Geográficas e é uma ferramenta baseada em computador que examina relações espaciais, padrões e tendências na geografia.
[ Física, Química ] Precipitado gelatinoso. Plural: geles ou géis. Plural: geles ou géis. Ver também resposta à dúvida: plural de gel.
Atua como espessante, estabilizante e emulsionante em formulas de cosméticos. ... Natrosol também é utilizado como espessante em formulas de shampoo transparente, shampoo perolado para cabelos, shampoo anti-caspa, cremes condicionadores de cabelo, produtos cosméticos para barbear.
1.
Géis são soluções coloidais ou suspensões de substâncias insolúveis em água e hidratáveis. ... Exemplos de gel aquoso são: géis hidratantes para a pele oleosa, géis protetores solares, géis esfoliantes para a pele, géis fixadores e modeladores para os cabelos, géis para banho, shampoos em gel, géis dentais etc.
A base Extraderm Gel não iônico apresenta redução na quantidade de água, permitindo a incorporação de até 30% de ativos e/ou água. Sendo este um grande diferencial, garantindo sempre a reprodutibilidade da viscosidade e sensorial às formulações dermocosméticas e/ou dermatológicas preparadas na farmácia de manipulação.
Um tensoativo aniônico é um agente tensoativo, como um surfactante que possui um ou mais grupos funcionais que ionizados em solução aquosa produz íons orgânicos (contendo sua porção hidrofílica) que possuam carga elétrica negativa (ânions) e sejam responsáveis pela modificação da tensão superficial.
Natrosol™ hidroxietilcelulose Natrosol™ é um polímero solúvel em água não iônico derivado de celulose e suas soluções não são afetadas por cátions. Dissolve prontamente em água quente ou fria e é usado para produzir soluções que tenham uma ampla variedade de viscosidade.
Surfactantes aniônicos são moléculas que possuem cabeça polar do tipo aniônica, ou de carga negativa, e como principal representante desta classe encontra-se o dodecilsulfato de sódio (SDS).
Tensoativos ou surfactantes são compostos orgânicos anfipáticos que apresentam em sua molécula uma parte polar e outra apolar. ... Os surfactantes sintéticos são economicamente mais viáveis. Entretanto, quando comparados aos biossurfactantes, provocam maior impacto ambiental.
Como os biossurfactantes aumentam a interação superficial A/O, aceleram a degradação de vários óleos por microrganismos e promovem a biorremediação de águas e solos20. A capacidade dos biossurfactantes em emulsificar e dispersar hidrocarbonetos em água aumenta a degradação destes compostos no ambiente.
O surfactante produzido em nossos pulmões é uma lipoproteína que tem a capacidade de aumentar a estabilidade do alvéolo. Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores.
Pneumócito tipo II é uma célula do tipo pneumócito, encontrada no pulmão. Essas células são responsáveis pela produção e secreção de surfactante um tipo de substância de fosfolipídeo e proteínas que reduz a tensão superficial alveolar.
O fosfatidilglicerol (FG) é um constituinte do surfactante que começa a aumentar algumas semanas após o aumen- to da lecitina3 (D). É o último surfactante a aparecer no pulmão fetal, aparecendo com 36 semanas e aumentando com a idade gestacional2 (D).
Os cílios, minúsculas projeções musculares parecidas com cabelo nas células que revestem as vias aéreas, representam um dos mecanismos de defesa do sistema respiratório. Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas.