1ª fase: Prova Escrita Objetiva Teórica Para as Especialidades com pré-requisito: prova com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com 5 alternativas para resposta e somente uma correta, sobre conteúdo programático da residência exigida como pré-requisito.
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação para médicos que concluíram a graduação. O médico que deseja ser um especialista, faz a residência médica em instituições de saúde como hospitais-escola. O médico residente recebe um bolsa e faz atividades na área escolhida sob supervisão de um especialista.
O curso de medicina dura seis anos e a residência médica em pediatria dura pelo menos dois anos. Para exercer a profissão como especialista, o pediatra precisa ter feito pelo menos dois anos de residência médica nessa área e registrar-se como especialista no Conselho Regional de Medicina do estado onde trabalha.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os rendimentos do pediatra estão muito mais baseados na realização de consultas do que de procedimentos médicos complexos. Para quem é residente, o valor bruto da bolsa de residência médica em pediatria é de R$ 3.
O programa de Residência em Pediatria prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de plantão. As 20 horas de plantão ficam a critério de cada estágio sobre quando e de que forma utilizá-las. A duração total do programa recomendado é de três anos (36 meses).
Veja abaixo outras áreas de atuação da Pediatria:
Como toda especialização médica, para se tornar um pediatra, é necessário diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, além de residência médica de, no mínimo, dois anos na área ou curso de especialização equivalente a uma pós-graduação em Pediatria.
Cabe ao pediatra responder pelo cuidado dos pacientes não só para tratar as doenças, mas também para preveni-los e orientá-los na busca de práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais.
Em média, os preços das mensalidades de pós-graduações em Pediatria gira em torno de R$ 890,00 (oitocentos e noventa reais), com duração de 12 meses. Porém, é possível encontrar cursos de especialização em faculdades de ótima qualidade e que oferecem uma bolsa de estudo.
A pediatria é o ramo de medicina que trata a saúde e os cuidados médicos dos infantes, das crianças, e dos adolescentes do nascimento até a idade de 18. A palavra “pediatria” significa o “curandeiro das crianças”; são derivados de duas palavras gregas: (pais = criança) e (iatros = doutor ou curandeiro).
O médico também deve ser procurado em casos de emergência ou sinais de doenças, como: resfriados, dores, mal-estar, catapora, dificuldade na respiração, cólicas, anemia, alergias, asma, baixo ou alto ganho de peso, diarreia, infecção urinária, entre outras.
O que levar à primeira consulta no pediatra Ao consultório, é imprescindível que sejam levados carteira de vacinação e dados de maternidades, tais quais peso, estatura, teste de apgar, perímetro do encéfalo e do tórax, além de tipo sanguíneo da mãe e do bebê.
O que perguntar ao pediatra?
O que devo perguntar ao médico?
Na primeira consulta seu médico vai pedir uma bateria de exames, entre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea e determinação do fator Rh, sorologias para hepatite B, Sífilis, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, exame de urina e urocultura, colpocitologia ...
Durante a primeira consulta são pedidos exames pré-natais como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo), para identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo).
15 perguntas de gestantes mais ouvidas pelos obstetras
O médico responde as dez principais perguntas sobre ultrassom na gravidez:
Na primeira consulta, além de conhecer a gestante, são solicitados vários exames básicos, sendo a maioria exames de sangue feitos em laboratório como hemograma completo, glicemia, algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, tipagem sanguínea e fator Rh.
Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
Exames de pré-natal: quais são e quando devem ser feitos?
Quando o primeiro ultrassom deve ser feito? O primeiro ultrassom, o transvaginal, deve ser feito entre a 6ª e a 12ª semana de gravidez. Nessa época, o embrião já costuma ser visualizado e é possível calcular com precisão o tempo de gravidez.
ULTRASSOM NA GRAVIDEZ: QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS?
O ultrassom que detecta a gravidez é o ultrassom transvaginal. O exame deve ser feito a partir da sexta semana de gestação. Antes desse período, não é possível detectar nenhum sinal da gravidez, pois o saco gestacional ainda não está formado.
Saiba mais sobre este assunto em Ultrassom 3D e 4D mostram detalhes do rosto do bebê e identificam doenças. Toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassons durante a gestação, algumas vezes 4 se for realizado um ultrassom intravaginal logo no início da gravidez.