Pré-Natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada:manual Técnico....
Verificar se o útero voltou à forma, tamanho e localização de antes da gestação. Avaliar possíveis casos de prisão de ventre e hemorroidas. Avaliar: queda de cabelo, perda e ganho de peso, diminuição do inchaço do corpo, dor e sensibilidade nos mamilos, dores nas costas e articulações, entre outras alterações.
Significado de Lóquios substantivo masculino plural Corrimento uterino que, eliminado pela vagina, contém uma grande quantidade de sangue, sendo eliminado após o parto durante normalmente um mês. Etimologia (origem da palavra lóquios).
Deste modo, eles podem ser classificados em três tipos (HENTSCHEL; BRIETZKE, 2006; CUNNINGHAM et al., 2012):...
Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.
Lóquios: secreção vaginal pós-parto composta por sangue, fragmentos deciduais, bactérias, exsudatos e transudatos vaginais. Apresenta odor forte e característico, com volume e aspecto influenciados por gradual redução do conteúdo hemático.
A loquiação é o sangramento decorrente da cicatrização desse órgão depois da gestação. “Temos que saber a diferença da loquiação e da menstruação. A menstruação vem do endométrio – o útero fica preparado para receber o bebê, as paredes engrossam, e, quando não recebe nada, esse tecido sai.
O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, é normal e dura em média 5 semanas, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue.
Sangramento no puerpério. O sangramento do puerpério ocorre durante o período de descanso e regeneração após os esforços do parto. Esse sangramento é inevitável, uma vez que, após o parto, o útero contrai e as feridas causadas pelo descolamento da placenta ou pelo próprio parto também precisam de tempo para sarar.
Os lóquios começam imediatamente depois do parto e podem prolongar-se até ao final do puerpério, os clássicos 40 dias depois do nascimento. Imediatamente após a fase de expulsão do bebé, o útero contrai-se e coloca-se na zona situada em cima do umbigo.
O puerpério (também chamado de resguardo ou quarentena) é o período de 42 dias a oito semanas após o parto que demora para que o corpo da mulher retorne à forma anterior à gestação.
Ossinais de depressão pós-partocompreendem:
O seu corpo nas primeiras semana pós-parto
Essa baixa é normal, e acontece porque a prolactina está em alta, o que é essencial porque ela é responsável pela amamentação. Além disso, o parceiro precisa saber também que é muito normal a atenção da mãe estar mais focada no bebê.
Mas vale saber que ele aumenta o risco de a mulher desenvolver uma infecção, principalmente no útero. “Nesse período de recuperação, é melhor evitá-lo”, alerta o ginecologista Eduardo Vieira da Motta, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Isso porque o útero ainda não está preparado para uma gestação, e os hormônios estão desregulados, o que impede a ovulação. Mas se a chance é "quase" nula, o risco ainda existe. "Muitas mulheres já engravidaram nesse período.
O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.
Tempo de resguardo depois da cesárea Após o parto, é necessário esperar cerca de 30 a 40 dias para voltar a ter relações sexuais, para garantir que os tecidos lesionados cicatrizem de forma correta antes do contato íntimo.
– lavar roupa: bebê recém-nascido e começo de amamentação podem gerar muita roupa pra lavar. Mas esta função não tem que ser sua. ... – lavar a louça ou colocá-la na máquina: permita-se acumular louça na pia, se for o caso, para outra pessoa cuidar da louça para você.
No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.