Para aprender a fazer o controle de embreagem em subidas
É simples: basta perceber os sinais do veículo. Em modelos mais antigos, ao ir tirando o pé do pedal da embreagem aos poucos, você irá perceber uma certa trepidação no painel e retrovisor, o que indicará que o veículo chegou ao ponto da meia embreagem.
Basta conferir os passos a seguir.
Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Pressionar o pedal por tanto tempo gera um desgaste prematuro no disco de embreagem, que superaquece todo o sistema e faz com que ele se quebre.
A mola do platô se deteriora com o uso, prejudicando todo o mecanismo. Nessas condições, não há outra saída: é preciso trocar o conjunto da embreagem. O principal responsável pelo desgaste são os pesados choques mecânicos e as altas temperaturas impostas aos componentes.
“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.
1 - Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema. 2 - Quando em uma rampa, por exemplo, use o freio de mão para auxiliar no arranque do carro.
Pedais. Nos carros manuais, existem três pedais. Da esquerda para a direita, eles são a embreagem, o freio e o acelerador. ... Basicamente, pressionar o pedal cria uma separação no motor das rodas, permitindo que o motorista troque de marcha para exigir mais ou menos potência.
Como perder o medo de dirigir em subida É preciso pegar o carro e treinar o quanto for preciso, até se sentir segura”, explica. Não se esqueça de que ao entrar na ladeira, a marcha do carro deve ser reduzida para que ele tenha mais força de arranque.
Para evitar patinar na lama, devemos evitar que a roda fique girando em falso, certo? Por isso a dica é evitar a potência dela. Então, pelo o que lembramos da escola, a potência é igual a velocidade vezes a força (P=V.F). É justamente o caso da primeira marcha, a mais potente.
Dez dicas para sair do atoleiro ou não atolar!
Quando o veículo estiver chegando à velocidade desejada, você aperta a embreagem até o fundo (mantendo o pé no freio com a mesma intensidade de antes). Para terminar, engata a marcha correspondente à velocidade desejada, solta o freio todo e a embreagem somente até a metade.
Uma rampa com 23% de inclinação é uma rampa bastante íngreme e significa que será um rampa que força o veículo na subida e alguns veículos com motor um pouco gasto não conseguirão subir "numa boa" principalmente se tiver carga ou pessoas e você vai precisar pedir para as pessoas descerem do carro.