EQST

O Que Porosidade Efetiva?

O que é porosidade efetiva?

Porosidade efetiva para fluxo (nef): relação entre o volume total de espaços vazios interconectados e por onde um fluido possa transitar e o volume total da rocha ou sedimento.

Quais os principais tipos de porosidade das rochas?

POROSIDADE PRIMÁRIA - Esfericidade das partículas. - Empacotamento. - Distribuição do tamanho dos grãos. POROSIDADE SECUNDÁRIA - Material de cimentação.

O que significa rocha impermeável?

Argilas e certos materiais vulcânicos - Formações impermeáveis, dado que apesar de terem muitos poros, eles são pequenos encontram-se fechados. ... Os poros das rochas não se encontram na totalidade preenchidos por água, tendo ar, também na sua constituição.

O que acontece com uma rocha porosa quando ela é colocada na água?

Assim uma rocha com uma porosidade de 25% significa que, num volume qualquer da rocha, uma quarta parte (25%) corresponde a espaços que podem ser ocupados por fluidos. ... Por exemplo, o calcário deixa de ser impermeável à água à medida que são maiores e mais numerosos os seus poros.

O que é uma rocha fonte?

As variáveis rocha-fonte, relevo e transporte são, aparentemente, dependentes da tectônica global e idade de exposição das áreas elevadas. O clima, entretanto, não depende diretamente de qualquer controle tectônico. A gênese do sedimento inicia com a formação do regolito e/ou solo sobre uma rocha.

Que tipo de rocha forma as rochas Capeadoras?

- Rocha Capeadora: Rocha de baixa permeabilidade (folhelhos e sal). As rochas sedimentares são as que apresentam os melhores depósitos petrolíferos em toda a Terra, principalmente por terem melhores condições de porosidade e permeabilidade.

O que é Trapas?

As trapas ou rochas armadilhas, são estruturas geológicas, estratigráficas e mistas que possibilitam o acumulo de petróleo, impedindo que o óleo migre para a superfície.

Como se forma o petróleo e seus reservatórios subterrâneos?

A formação de uma reserva de petróleo numa bacia sedimentar está associada diretamente à dinâmica da trapa, associada ao tempo, temperatura e presença de uma rocha geradora rica em material orgânico. A ausência de apenas um desses fatores inviabiliza a formação de uma jazida petrolífera.

Como se formou o sistema petrolífero?

A formação do petróleo na rocha geradora decorre da maturação térmica da rocha. O querogênio é quebrado quimicamente e passa a ser transformado em petróleo a partir de 60oC, gerando um óleo viscoso. Com o aumento da temperatura, aumenta a fluidez do óleo e o teor de gás presente. O pico de geração ocorre a 90oC.

Quais são as influências do Magmatismo no sistema petrolífero?

O magmatismo é acompanhado pelo aumento da temperatura da bacia nos arredores de sua intrusão o que produz o aquecimento das rochas geradoras de hidrocarbonetos e, assim, possibi- lita a maturação da matéria orgânica nela contida. ... Palavras-chave: Bacias sedimentares brasileiras, magmatismo, exploração de petróleo.

O que é Querogênio e qual a sua importância?

O querogênio é a forma mais importante de ocorrência de carbono orgânico na Terra, sendo 1000 vezes mais abundante do que o carvão e o petróleo somados.

Quais os fatores críticos de uma rocha geradora?

Uma rocha geradora deve possuir matéria orgânica em quantidade e qualidade adequadas e submetida ao estágio de evolução térmica necessário para degradação do querogênio. É aceito de modo geral, que uma rocha geradora deve conter um mínimo de 0,5 a 1,0% de teor de carbono orgânico total (COT).

Qual é a principal origem do petróleo nos oceanos?

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.

Qual o principal composto orgânico que é formado o petróleo?

Em se tratando de composição química, o petróleo tem a sua: é constituído de compostos orgânicos denominados hidrocarbonetos. Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares.

Quais as etapas de extração do petróleo?

A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração.

Qual é a primeira etapa para a extração do petróleo?

A sua retirada é feita em três etapas: prospecção, perfuração e extração. A primeira é realizada a partir dos estudos sísmicos onde há a localização das bacias sedimentares por meio de uma análise detalhada do solo e subsolo, por intermédio de equipamentos como gravímetros, farejadores, sismólogos e magnetômetros.

Quando ocorre derramamento de petróleo no mar?

Quando ocorre derramamento de petróleo, o principal prejudicado é o meio ambiente, pois, além de poluir a água, ele ainda traz prejuízos a todos os animais e plantas que ali vivem. ... Sem peixes no mar e com a água poluída, as pessoas que vivem da pesca também ficam muito prejudicadas.