Área muscular do braço Com os valores da CB e PCT é possível encontrar a AMB. Para isso você deve utilizar a versão corrigida da fórmula para mulheres e para homens, como descrito a seguir: AMB para mulheres = [CB (mm) – (π x PCT)]² / 4π – 6,5. AMB para homens = [CB (mm) – (π x PCT)]² / 4π – 10,0.
Braço: Medida realizada no ponto médio entre o acrômio e o alecrano. A medida será realizada com os braços relaxados ao longo do corpo e contraído com os braços ao longo do corpo e contraído com os cotovelos na altura do ombro e formando um ângulo de 90º.
Introdução: A medida da circunferência braquial é uma das etapas a serem realizadas antes do procedimento de medida indireta da pressão arterial. No entanto, observa-se na prática uma quebra neste protocolo, o que pode levar a valores e diagnósticos incorretos.
A adequação da dobra cutânea tricipital é calculada de acordo com a fórmula: A classificação do estado nutricional é realizada conforme a tabela 15. A aferição deve ser feita no mesmo nível da dobra tricipital, na parte anterior do braço. Segurar a dobra na posição vertical e pinçá-la.
É obtida a partir dos valores de PCT e CB a serem lançados na fórmula abaixo, que em seguida, apresenta os padrões de referência desta medida. FONTE: Jelliffe, 1966 apud Kamimura et al., 2002....RCQ = circunferência da cintura / circunferência do quadril.
Os valores de Prega Cutânea Tricipital (PCT), circunferência do braço, área muscular do braço corrigida e área de gordura do braço, foram comparados com as referências segundo Frisancho (1984).
Dobra Cutânea Tricipital: É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.
Parte da antropologia que estuda o corpo humano considerado em relação às suas dimensões.
Bioimpedância mede a quantidade de gordura e músculo no corpo. A oposição à passagem de uma pequena corrente elétrica (impedância) ao longo dos tecidos do corpo é o princípio do exame de bioimpedância para avaliação da composição corporal.
É a medida usada para avaliar a quantidade de gordura que existe no tecido subcutâneo. Há várias medidas de dobras cutâneas que podem ser utilizadas na avaliação antropométrica, dentre elas, as mais utilizadas são as dobras cutâneas: bicipital; tricipital; subescapular e suprailíaca.
As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.
O protocolo mais completo possui as seguintes dobras: tríceps, bíceps, peitoral, subescapular, axilar media, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. Por volta de 1930 um compasso de espessura foi usado para se medir gordura subcutânea em alguns locais do corpo humano, com relativa precisão (Katch & McArdle, 1996).
No Brasil, os protocolos de Jackson e Pollock (tanto de 3 dobras cutâneas, quanto de 7 dobras cutâneas) são amplamente utilizados por avaliadores e pesquisadores, para avaliar adultos (homens e mulheres) saudáveis.
O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...
Paul Jackson Pollock (Cody, Wyoming, 28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de 1956), conhecido profissionalmente como Jackson Pollock, foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamento.
Como fazer uma Avaliação Física?
Quais os testes feitos em uma avaliação física?