O ouro foi escolhido por ser um material inerte, pouco reativo. ... Visto que a maioria das partículas alfa atravessou os átomos da lâmina de ouro, isso significa que os átomos possuem uma grande parte vazia. Nesse espaço vazio ficam os elétrons e, por isso, esse espaço foi chamado de eletrosfera.
Por que Rutherford utilizou apenas lâminas de ouro para bombardear com raios alfa? Porque o ouro é o metal que permite fazer lâminas extremamente finas. Para testar a sua hipótese era necessário que a camada de átomos do alvo tivesse o mínimo de espessura para que não fosse uma barreira a todas as partículas alfa.
Visto que não é possível visualizar um átomo isoladamente, os cientistas, com o passar do tempo, criaram modelos atômicos, ou seja, imagens que servem para explicar a constituição, propriedades e comportamento dos átomos.
A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico, pois serviu de base para que outros cientistas conhecessem o átomo e suas características.
O Globo Ciência conta a história do inglês John Dalton, cientista cuja grande contribuição foi ter desenvolvido a primeira teoria atômica, ainda no século XIX. ... Neles, o cientista postulou, por exemplo, que toda matéria é formada por partículas fundamentais, os átomos, e que essas partículas seriam indivisíveis.
Leucipo é o responsável por apontar, pela primeira vez, que a origem do Universo derivada de microscópicos, infinitos e indivisíveis elementos, que se agregavam sempre, formando os seres e objetos do mundo.
Em suma, os filósofos atomistas conceberam o átomo como sendo peças de um quebra- cabeça, as quais precisavam se unir de forma perfeita para formar estruturas mais complexas. Segundo eles, cada substância possuía seu tipo de átomo e este variava de acordo com as propriedades da mesma.
Logo, Demócrito formulou certas teorias, como: a matéria era divisível e poderia ser dividida continuamente entretanto haveria um número finito de divisões. Porém Dalton, já partia de um outro ponto: De que cada substância era constituída por um tipo de átomo específico e que eram idênticos e indivisíveis.
Retomando as discussões dos primeiros filósofos, Empédocles concordava que a Natureza possuía uma só origem, mas inovou ao pensar essa origem não apenas derivada de um princípio único, mas sim composta de quatro raízes fundamentais: terra, fogo, ar e água.
Para Anaxágoras, as sementes que formavam o Universo e seus objetos sãoi infinitas, mas o próprio Universo foi gerado a partir de um momento preciso. O que ficou responsável por agregar as sementes e formar tudo o que existe foi uma inteligência que o filósofo chamou de noûs.
Empédocles de Agrigento foi um notório filósofo pré-socrático da Escola Jônica. Como cosmólogo, ele atribuiu a origem do universo a quatro elementos: terra, fogo, água e ar. ... Ficou conhecido mais como filósofo pela posteridade, mas também foi um notório dramaturgo, poeta, político e médico.
sua arche era os 4 elementos : fogo,terra, ar e agua.
Empédocles acreditava que a natureza possuía quatro elementos básicos, ou raízes: a terra, o ar, o fogo e a água. ... Alguma coisa na madeira estala, ferve, é a água, a fumaça é o ar, o responsável é o fogo, e as cinzas são a terra. As verdades não seriam mais absolutas, como nos eleatas, mas proporcionais à medida humana.
Xenófanes de Cólofon seu elemento primordial era a terra, pois para ele tudo nascia da terra e voltava para a mesma. ... Empédocles de Agrigento usava o os quatro elemontos como arché pois ambos se combinam entre si fazendo com que tudo dependia de cada um deles, sendo fundamental o Ar, Terra, Fogo e Agua.