Em estudos genéticos, o conceito de fenótipo é aplicado de forma mais restrita ou parcial, especificando apenas as características de interesse, como por exemplo a cor da pele. ... O cruzamento entre as ervilhas heterozigotas resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% das ervilhas são amarelas e 25% são verdes.
A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais.
Verificado por especialistas. Quando se trata de herança com dominância incompleta ou Co-dominância, nos heterozigotos surgirá um novo fenótipo, diferente dos homozigotos. Logo a proporção fenotípica e genotípica serão iguais.
A proporção fenotípica é relacionada aos genes, ou seja, temos 1 homozigoto dominante, 2 heterozigotos dominantes e 1 homozigoto recessivo. ... Portanto: 50% de proporção fenotípica e teremos 2 : 2 de proporção genotípica (2 homozigotos e dois heterozigotos.
Em F2, a proporção genotípica é 1 CVCV : 2 CVCB : 1 CBCB e a proporção fenotípica é de 1 de flores vermelhas : 2 de flores rosas : 1 de flores brancas. cruzamento de heterozigotos codominantes, a proporção fenotípica é a mesma encontrada na dominância incompleta (1:2:1).
O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett....Genótipo.
Podemos resumir as etapas da interpretação dos heredogramas da seguinte maneira:
Existem três genótipos disponíveis, PP (homozigoto dominante), Pp (heterozigoto) e pp (homozigoto recessivo). Todos os três têm genótipos diferentes, mas os dois primeiros têm o mesmo fenótipo (roxo), distinto do terceiro (branco).
→ Genética do Sistema ABO