Como calcular a margem de contribuição Ou seja, cada camiseta possui uma margem de contribuição unitária de R$ 23,50. Para saber o percentual da margem de contribuição, basta dividir o valor calculado pelo preço de venda da camiseta e multiplicar por 100. Nesse exemplo, a margem de contribuição da camiseta é de 47%.
De fato, encontrar a Margem de Contribuição é bastante simples: basta subtrair o valor dos custos e despesas variáveis da receita obtida com as vendas: MC = Receita das Vendas – Custos e Despesas Variáveis.
A margem de segurança em percentual será obtia dividindo a Margem de Segurança em valor (1.
O cálculo da margem de contribuição é muito simples: Margem de contribuição = valor das vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
Margem de Contribuição = Venda Líquida – Custos e Despesas Variáveis. Aqui, Vendas Líquidas não é a que aparece na DRE. As Vendas Líquidas da DRE é a Receita Bruta menos deduções e abatimentos, e dentro das deduções nós temos impostos e vendas canceladas.
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
O cálculo básico do ponto de equilíbrio nos reais de vendas de um ano é: despesas fixas para o ano dividido pela margem de contribuição ou porcentagem. O cálculo básico do ponto de equilíbrio nas unidades vendidas por um ano é: despesas fixas para o ano dividido pela margem de contribuição por unidade de produto.
Contribuição - porque representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro. Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).