Funciona da seguinte forma: o anestésico é aplicado por meio de uma injeção na coluna vertebral. A agulha atinge o espaço subaracnóideo, que promove o bloqueio dos nervos nas raízes anteriores e posteriores. Esse espaço fica entre as terminações nervosas da medula espinhal e a membrana que as protege.
De fato, enquanto a anestesia raquidiana é realizada no espaço subaracnóideo, onde existe o líquor, a anestesia peridural é realizada em um espaço anterior, o espaço peridural.
Para realizar a peridural, é aplicado o medicamento anestésico no espaço vertebral para atingir os nervos da região, tendo uma ação temporária, controlada pelo médico. É feita em qualquer hospital com centro cirúrgico, pelo anestesista.
Na raquidiana o paciente recebe uma dose única de fármacos. A quantidade de anestésico utilizada na anestesia raquidiana também é muito menor que aquela usada na peridural. Pode-se dizer que a peridural é uma anestesia mais superficial que a raquidiana, por isso precisa de mais anestésicos para a pessoa não sentir dor.
Anestesia Local: Aplicada diretamente na área que será operada. Geralmente associada à sedação, ohttps://www.lucianapepino.com.br/dicas/anestesia/nde o paciente dorme e não vê a aplicação da anestesia.
Sedação vs Anestesia Geral Anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando de auxílio de aparelhos para respirar. Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais.
Quais os riscos A anestesia local, quando usada corretamente é segura e quase não apresenta efeitos secundários, no entanto, em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos, podendo afetar o coração e a respiração ou comprometer a função cerebral, já que doses elevadas podem atingir a corrente sanguínea.
Alguns pessoas podem apresentar efeitos colaterais durante a realização da anestesia ou até algumas horas depois, como enjoo, vômitos, dor de cabeça e alergias ao princípio ativo da medicação.
Com cerca de 3 horas de duração, a raquidiana age o tempo necessário para o médico realizar a cesariana. "A gestante perde a sensibilidade e os movimentos dos membros inferiores. Sua ação é imediata e a gestante permanece consciente e acordada", diz a obstetra e ginecologista Erica Mantelli.
Além disso, na maioria das cirurgias com anestesia geral é importante haver relaxamento dos músculos, fazendo com que a musculatura respiratória fique inibida. O paciente, então, precisa ser intubado* e acoplado à ventilação mecânica para poder receber uma oxigenação adequada e não aspirar suas secreções.
A anestesia pode ser aplicada junto com o oxigênio e, chegando ao pulmão, é absorvida entrando na corrente sanguínea. Outra forma de aplicar a anestesia geral é por meio de doses repetidas na veia do paciente. É indicada para operações no abdome superior, tórax, cabeça, pescoço, cirurgias cardíacas e neurológicas.