Os Jogos de Raciocínio configuram e organizam espaços em que os jogadores atuam colocando em prática (e portanto, desenvolvendo) uma série de habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.
Nos jogos cooperativos, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro solidário e não mais como adversário. São jogos com o objetivo de unir as pessoas, reforçar a confiança em si e nos outros jogadores.
Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar, sendo esse processo de grande valia não só para a resolução do jogo, mas também para a sua evolução na aprendizagem.
A seguir, consulte os benefícios deste tipo de jogos:
Os jogos educativos ou didáticos quando orientados pelo professor, promovem a aprendizagem dos conteúdos, desenvolvendo o pensamento e levando a uma participação ativa. ... O jogo apresenta condições facilitadoras de aprendizagem, abrangendo os níveis: cognitivo, perceptivo, motor, social e afetivo.
O uso de jogos pode despertar nas crianças a motivação, a expressividade, a ima- ginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, e podem englobar diferentes áreas do conhecimento, por isso constitui-se em um recurso de ponta no processo de alfabetização/letramento.