Como fazer a oferenda: Em uma noite de Lua Crescente ou nos três primeiros dias da Lua Cheia, enfeite a cesta com as fitas coloridas da maneira que quiser. Lave as frutas e arrume-as de forma bem bonita (podem estar inteiras).
Madalena hoje é vista em culto africanos principalmente na Umbanda como Padroeira das Pombas-Gira não pelo falto de serem vistas como “Prostitutas” mas, pelo fato de ter sua figura distorcida.
Para agradar uma Pomba Gira é preciso conhece-la, assim podemos saber que tipo de comida ela gosta e prefere. Geralmente todas gostam de padê (farofa), seja de mel, dendê, azeite de oliva, cachaça, perfume. Podemos orná-los com doces, pães, frutas, flores, bifes, cebolas.
Ela também adora usar grandes colares, bem vistosos, pulseiras em ambos os braços e brincos de roda bem grandes, assim como visto na cultura cigana. Os sapatos que usa geralmente são pretos. O mais interessante a se observar sobre estas características de Pomba Gira Cigana da Estrada é que adora o preto e o vermelho.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
A Pombagira cigana é um dos vários tipos de pombagira. Pombasgira são, geralmente, figuras femininas extremamente sensuais que adoram vestir vermelho e preto sendo especialista em relacionamentos e amor, assim como outras interpretações a veem como uma mulher que sofreu muito e fez outras pessoas sofrerem também.
Tranca-Rua (das almas ou de embaré): Seu Tranca-Rua era filho de Ogum, logo, em ambas as denominações são para filhos de Ogum. Ele também tem fundamento com Iansã e Obaluaye/Omulu.
A palavra acarajé vem de Akara, que significa bola de fogo, e jé, que significa comer. Acarajé significa comer bola de fogo. É a comida para Iansã mais oferecida pelos seus devotos.
Como preparar o Acaçá para o Orixá? Você deve Cozinhar 1/2 kg de Farinha de Milho branca, como um angu ou mingau. Deixe esfriar um pouco, e faça bolinhos. Em algumas casas se põe, às colheradas, em folhas de bananeira passada ao fogo e enrola-se.
AÇÁ é uma comida ritual do candomblé e da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto.
Modo de Preparo
Portanto, o acaçá é um corpo, o símbolo de um ser. ... O acaçá remete ao maior significado que a vida pode ter: a própria vida. E por ser o grande elemento apaziguador, que arranca a morte, a doença, a pobreza e outras mazelas do seio da vida, tornou-se a comida e predileção de todos os orixás.
Significado de Acaçá substantivo masculino [Brasil] Angu de farinha de arroz e de milho. Fubá mimoso que se deixou fermentar na água com açúcar e que se serve como refrigerante.
O Acaçá, (Àkàsà) ou Ecô (Eko) é uma comida ritual do candomblé e da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto.
Apanhar, pegar (um objeto). Etimologia (origem da palavra acaçar). A + caçar.