Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.
Como exemplos de atos considerados morais, podemos destacar: não roubar - seja na presença ou ausência de uma ou mais pessoas; evitar xingamentos em ambientes sociais públicos e privados; respeitar o trabalho de outras pessoas, ou seja, sem emitir qualquer tipo de julgamento.
Alguns exemplos de moral podem ser encontrados nas seguintes relações:
A moral é muito consistente dentro de um determinado contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas. Por exemplo, algo moralmente aceito na sociedade de hoje poderia ser imoral nos anos 70. Já a ética é como o individuo reflete sobre determinada moral.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
ética — relacionada aos hábitos e aos costumes do indivíduo; valor moral — regido por leis, normas, regras e padrões.
Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.
Os contra valores para a economia são valores que correspondem ao câmbio de uma quantia numa moeda diferente . Por exemplo , eu tenho dois mil reais e quero trocar esse valor para guaranis paraguaios , assim sendo , o valor que eu obter em guaranis , corresponde respectivamente ao contra valor indicado .
Resposta. A ética é baseada nos valores, valores são características de uma pessoa, o que ela julga correto para exercer a ética e se relacionar com os outros.
Valores podem ser definidos como preferências gerais no que se refere a escolhas e resultados apropriados. ... Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, bom ou mau, ou para o que "deve" ser feito.
Entendemos por valores humanos o conjunto de regras de convívio social que, embora não estejam registradas como ocorre com as leis, estão implícitas. O amor, a amizade, a bondade, a confiança, a fraternidade, a honra, entre tantos outros valores fazem parte dessa lista que está presente na natureza do ser humano.
Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.
Confiram os 10 valores que precisamos ensinar aos filhos todos os dias:
Os valores são princípios éticos de uma organização e são eles que guiam as relações internas externas das empresas. Os valores formam um conjunto de características e princípios éticos de uma organização, norteando aspectos morais e de conduta para estabelecer uma boa relação com a sociedade.
Valor (do latim valore) é uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, satisfazerem o pensamento racional do indivíduo.
O que são Valores: Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia.
Os valores pessoais são princípios que o(a) definem como indivíduo. Valores como honestidade, segurança e confiança determinam a sua maneira de enfrentar o mundo e se relacionar com as pessoas. Os valores culturais, como a prática de tradições e crenças, são princípios que mantém conexões com as suas raízes culturais.
6 valores pessoais que devem ser cultivados
Significado de cada um dos 20 valores humanos abaixo.
No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo por serem considerados importantes para um vida social harmoniosa. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.
Os valores sociais são os critérios que orientam o modo de ser, estar e agir em um determinado grupo social. Em sua base, estes valores se sustentam nos valores universais que desde a origem da humanidade têm sido inerentes à condição humana, como: sabedoria, bondade, amor, pureza, paz, misericórdia, beleza e harmonia.
Os valores espirituais são as noções que permitem que os seres humanos para estabelecer um relacionamento com um ou mais divindades. ... Geralmente, os valores espirituais mais tratados pela teologia são harmonia, verdade, caridade, fé e esperança.
As pessoas passam a viver em verdadeiras ilhas, com o seu carro, com a sua casa, com a sua moto, com a sua televisão, com o seu computador, etc... Com esta mudança comportamental, passam a criar suas próprias leis, esquecendo da coletividade, porém mantém sempre pronta as suas críticas aos ditos erros do próximo.
Os valores sociais são estabelecidos com o intuito de melhorar o convívio em sociedade. Eles são postulados dentro de uma comunidade tendo em vista uma vida segura e tranquila para todas as pessoas.
Os valores sociais podem ser entendidos como aqueles apresentados e colocados em prática na sociedade, ou seja, os valores definem a ética e a moral de uma determinada sociedade para o pleno equilíbrio e convivência.
Os valores morais têm grande importância para sociedade, mas acima de qualquer outro o respeito deve vir sempre em primeiro lugar diante de tudo. ... Isso envolve aceitar determinadas coisas e repudiar outras, esses valores são impostos pela sociedade desde o nascimento e são aperfeiçoados com o passar do tempo.
Os valores sociais são valores que regem a comunidade coletivamente e em geral influenciam a cultura e a forma de vida da sociedade. É comum esses valores ter como objetivo melhorar e ou manter a ordem social os padrões estabelecidos por um grupo social.
Precisamos resgatar valores tais como: atitudes de respeito, liberdade de expressão, consciência ambiental, aceitação das diferenças, amor a Deus, a solidariedade e preocupação com o futuro da sociedade. ...
Os valores sociais são estabelecidos com o intuito de melhorar o convívio em sociedade. Eles são postulados dentro de uma comunidade tendo em vista uma vida segura e tranquila para todas as pessoas.
Valores morais são os conceitos e pensamentos tidos como corretos ou errôneos por uma pessoa, grupo social ou sociedade. Valores morais, portanto, são os valores que guiam o comportamento de indivíduos e grupos no plano moral, ou seja, em matéria de distinguir entre o que é certo e o que é errado. ...