A concepção multiculturalista admite que para a efetiva proteção aos Direitos Humanos são necessárias politicas que levem em consideração à diversidade, a pluralidade, as multiplicidades culturais com o intuito principal de proteger aos grupos socialmente vulneráveis no âmbito internacional.
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira!
Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos
Resumo: O cidadão para viver democraticamente precisa ser respeitado e respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem a sociedade brasileira, que não só é formada por diversas etnias, diversos grupos sociais como também por imigrantes de vários países.
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
A cultura a que o tema se refere é bem mais ampla. A abordagem proposta para pluralidade cultural pelos PCN tem um objetivo muito claro: utilizar o estudo da pluralidade cultural como forma de eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social.
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes, estimular a sua autoestima e respeito ao outro e não para segregar. ... Além disso, é uma maneira de contribuir para a cultura da paz e do respeito, o que é muito importante para a vida em sociedade.
Por que este conceito se mostra um desafio para a educação escolar? ... A maior dificuldade é de ordem comportamental, falta de interesse dos pais acompanharem os filhos em relação das atividades escolares, somados à dificuldade de compreensão das atividades propostas.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Quando falamos de Pedagogia da Diversidade abordamos as diferenças que poderão ser encontradas no ambiente escolar, dentro da sala de aula, como o ensino pode refletir nos indivíduos se o professor não conseguir trabalhar com a diversidade. ... A leitura da obra é importante para aqueles que atuam no dia a dia da escola.
Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. ... Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito, e certas atitudes acabam comprometendo os objetivos propostos.
O professor é o profissional que passa seus conhecimentos para outras pessoas, através das ciências, das artes e do uso de tecnologias da informação. É uma das profissões mais antigas. ... Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, além de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos.
A postura do professor ao ensinar um algoritmo é, em geral, a de um orientador dando instruções, passo a passo, de como fazer. Na resolução de problemas, ao contrário o professor deve funcionar como incentivador e moderador das ideias geradas pelos próprios alunos.
“A avaliação deve ser considerada pelos educadores, pois como uma tarefa coletiva, e não uma obrigação forma, burocrática e isolada no processo pedagógico.” (Rodrigues, 2000:80). ... O professor deve enxergar a avaliação também, como uma forma de analisar sua prática e assim saber o que precisa nela mudar.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos.
Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a ...
Provas de conhecimentos específicos São testes elaborados especialmente para avaliar o grau de conhecimento para área em questão, como as provas situacionais (que podem ser abordados até mesmo dentro das entrevistas, ou em forma de dinâmicas de grupo), provas escritas e jogos em grupo.
O que é A Prova Escolar é uma prova de matrícula num estabelecimento de ensino que o jovem tem de fazer todos os anos, até ao final de julho, para manter o direito ao Abono de Família para Crianças e Jovens. ... A Prova Escolar é feita todos os anos no serviço Segurança Social Direta.
Normalmente, uma prova serve para o professor avaliar o nível do aluno. ... Ela foi criada sob a constatação de que educação não é responsabilidade apenas do professor e do aluno, mas de toda a sociedade. Dessa forma, é importante que a sociedade tenha meios de avaliar a qualidade da educação que está sendo oferecida.
A prova possui duas funções. Primeiro, de caráter avaliativo, de saber o quanto o aluno realmente está aprendendo, e saber se a estratégia de ensino está funcionando.
Desse modo, a prova seria simplesmente o instrumento (meio) utilizado para demonstrar a existência dos fatos pertinentes e/ou essenciais ao processo. ... Percebe-se, portanto, que a finalidade da prova é convencer o juiz de quem merece o provimento judicial favorável, através de uma decisão justa.