Um bom exemplo de animal diurno é o camaleão, que utiliza a luz do dia para se camuflar. Essa espécie costuma ser mais ativa no período da manhã e no final da tarde.
Jaguatirica, gato-do-mato, onça pintada, lobo-guará, entre outros. O escorpião, texugo, vaga-lume, tarântula, rato, toupeira, gambá, lobo, também são animais noturnos. E essa lista ainda é muito vasta. Cada tipo de animal tem suas próprias características, que lhes ajudam a sobreviver durante a noite.
Seres humanos e quase todos os macacos têm hábitos diurnos. Alimentam-se, brincam, trabalham e em geral se acasalam durante o dia. E dormem à noite. Um grupo coordenado pelo biólogo Mario Pedrazzoli propõe agora uma explicação genética para o surgimento desse padrão de comportamento.
Esses animais costumam caçar, reproduzir e se deslocar durante a noite. O hábito de vida noturno ocorre em função de necessidades fisiológicas, alimentares ou reprodutivas. Algumas espécies, por exemplo, possuem hábitos noturnos como uma estratégia para não serem pegas por predadores de hábitos diurnos.
O diurno é o período que envolve os cursos ministrados de dia, indo das 6h da manhã às 6h da tarde. Mas não para por aí: ele é dividido entre matutino e vespertino.
O diurno, ou matutino, é um dos turnos aproveitados pelas faculdades para oferecer seus cursos superiores. Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço.
O creme do dia tem a função de proteger a pele para enfrentar a correria do dia-a-dia, combatendo radicais livres gerados pela radiação solar, de luz e poluição. Eles devem fornecer energia às células para que suportem o estresse gerado por esse excesso de toxinas produzidas diariamente.
Um curso diurno utilizará os horários do dia, excluindo os da noite. Desta forma, é bastante possível que o cronograma esteja distribuído entre 8h e 18h, com devidos intervalos. Cursos integrais poderão oferecer aulas e disciplinas de manhã, de tarde e de noite, comprometendo vários dos horários do estudante.
De toda forma, explicamos um pouco mais. No caso do curso diurno, os alunos estudam pela manhã e podem cumprir outras atividades à tarde e à noite. O curso vespertino é ministrado no período da tarde, enquanto o noturno, à noite. Todos eles com carga horária diária que varia de acordo com a faculdade e a graduação.
Como estudar várias matérias ao mesmo tempo Sugiro que você divida o seu tempo diário de estudo em blocos e inclua disciplinas que não possuam similaridade. Ex. se você dispõe de 3 horas para estudar, inclua Direito Constitucional, Português e Processo Penal.
O que pode cair no Enem 2020?