Modalidade de radioterapia em que se utiliza as radiações do Co 60, que se encontram concentradas nas denominadas bombas de cobalto.
O acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos, as radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia ou elétrons acelerados (partícula beta) e ambos são provenientes do processo de conversão de energia ...
A região entre a superfície irradiada e a profundidade onde a dose atingiu o valor máximo é chamada de região de build-up (acúmulo). A espessura da região de build-up é deno-minada espessura de equilíbrio eletrônico. Além deste ponto a dose decresce pela atenuação e inversamente ao quadrado da distância.
O isocentro é o ponto no espaço sobre o qual o pórtico(gantry) do acelerador linear, a cabeça de tratamento do acelerador linear e a mesa rodam.
Para verificarmos se o campo de irradiação será bem reproduzido durante o tratamento, devemos radiografá-lo durante a simulação do tratamento (“portal film”), para que depois possamos compará-lo à radiografia realizada diretamente no aparelho (“check film”).
Uma maneira de se obter campos com formatos irregulares é por meio de blocos confeccionados com uma liga metálica chamada Cerrobend. Seu baixo ponto de fusão permite que os blocos, confeccionados utilizando moldes de isopor, sejam manufaturados dentro de um serviço de radioterapia.
o centigray (cGy), mais utilizado nos Estados Unidos para facilitar a conversão com o rad, já que 1 cGy = 1 rad; o miligray (mGy), mais utilizado para pequenas doses, radiologia e proteção radiológica; o nanogray (nGy), mais utilizado para doses muito pequenas, nos cálculos de exposição ambiental.
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Por meio de radiação, eles tornam o mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti, estéril. ... Com uma baixa dosagem de radiação gama, que tem como fonte o Cobalto 60, o inseto macho fica incapaz de fecundar a fêmea.