Cheiro forte indica, talvez, infecção urinária e, se o odor estiver diferente do normal, Marcos alerta sobre a possível presença de açúcar no sangue. O ato de urinar não deve ser dolorido. A frequência do xixi também é importante. Quem ingere pouca água e urina muito pode estar com sintoma de diabetes, por exemplo.
A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
De um modo geral, grande parte das infecções urinárias não complicadas são completamente eliminadas com sete dias de tratamento. Caso seja diagnosticada uma infecção urinária alta (rins e ureteres, denominada pielonefrite) ou uma infecção da próstata, o médico pode prescrever antibióticos durante duas semanas ou mais.
A dor ou ardência ao urinar pode indicar problemas urinários, tais como infecção por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia a algum produto. Por isso, é importante consultar um médico quando essa ardência se mantém por mais de 2 ou 3 dias.