O Segundo Triunvirato surgiu logo após o assassinato de Júlio César, em 44 a.C. O poder em Roma foi dividido entre três militares aliados de César: Marco Antônio.
Durante o último século da República romana, os generais do exército passaram a ter um prestígio e um poder político cada vez maiores. Porém, várias crises políticas forma conhecidas. Para tentar sanar essas crises, foram criados os triunviratos, palavra que significa poder de três pessoas.
Desse modo, o general Marco Antonio, antigo aliado militar de Julio César; Caio Otávio, sobrinho de Júlio César; e Lépido, um dos mais ricos banqueiros de todo o mundo romano, se uniram para formar o Segundo Triunvirato.
Durante o período de expansão territorial da fase republicana, após a morte do ditador Sila, constituiu-se o primeiro triunvirato, que foi uma forma de governo em que três generais dividiam o governo de Roma. ... Ao subestimar o povo inimigo, foi derrotado e morto nessa batalha.
No ano de 70 a.C., Licínio Crasso e Pompeu foram eleitos ao cargo de cônsul com o apoio de boa parte da população romana. ... Em 60 a.C., Pompeu, Crasso e Júlio César unificaram seu poder político e assim estabeleceram a formação do Primeiro Triunvirato.
Por sua força política e militar Roma obteve êxito em conquistar a Península Itálica, chegando até a pontos mais distantes e exteriores à região, mostrando seu poderio expansionista. As guerras que aconteciam a todo o tempo por disputas comerciais e políticas e conquistas de novos povos geravam lucros.
O Primeiro Triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 60 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso, que haveria de se prolongar até 53 a.C..
53 a.C.
A fase do Império Romano foi consequência da crise que Roma enfrentou nos dois últimos séculos da república. Essa crise deu-se por meio de convulsões sociais, revoltas de escravos, mas, sobretudo, por disputas de poder que levaram a guerras civis. ... Assim o poder que estava nas mãos do Senado passou a ser questionado.
A crise da República romana teve início quando o Senado romano passou a ter seu poder desafiado pelo poderio militar de alguns generais. Escravidão.
O Primeiro Triunvirato foi a aliança entre Júlio César, Crasso e Pompeu e reforçou o poder dos generais sobre a república romana. Cada um dos integrantes do triunvirato obteve uma província romana: Júlio César dominou a Gália; Não pare agora...
O primeiro triunvirato foi formado pro Júlio César e os demais generais, Pompeu e Crasso. ... Neste período o senado acusou Cesar de trair a república e o assassinaram. O segundo triunvirato foi formado pro Otávio, Marco Antônio e Lépido. Houve disputa pelo poder entre Otávio e Marco Antônio.
O período da monarquia romana foi finalizado em 509 a.C., quando o rei de origem etrusca Tarquínio, o Soberbo, foi deposto de sua função e expulso da cidade.
A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. ... Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
A história da antiga Roma se divide em três fases: a monarquia (VII - 509 a.C.), a república (509 a.C. - 27 a.C.) e, por fim, o império romano (27 a.C. - 476).