Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Anatomia do dorso: visão geral. O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
As vértebras cervicais são as menores vértebras da coluna vertebral. São sete ossos individuais, e o primeiro, o segundo e o sétimo possuem formato único, enquanto do terceiro ao sexto ossos observa-se formatos semelhantes.
Anatomia óssea da coluna
A coluna cervical possui sete vértebras que podem ser classificadas em: atípicas e típicas, as primeiras são as três cervicais, atlas (C1), áxis (C2), e a sétima proeminente (C7), as típicas contém componentes estruturais que são comuns a todas as vértebras: corpo vertebral e arco vertebral, processos transverso, ...
As duas primeiras vértebras cervicais, atlas e áxis, são atípicas, pois não possuem corpo vertebral e a última cervical (C7) é chamada vértebra proeminente, visto que sua apófise posterior é facilmente visível na superfície inferior da nuca.
osso atlas
Assim, as vértebras cervicais típicas (C3 a C6) possuem como principais características: 1) presença de um corpo de tamanho pequeno e forma retangular (exceção de C1 – atlas, que não possui corpo); 2) forame vertebral de forma triangular e com amplo diâmetro; 3) forames nos processos transversos para a passagem dos ...
Possuem processo espinhoso não bífido e um corpo vertebral de tamanho médio, com “forma de coração”. A porção lombar contém 5 vértebras, com forame vertebral de tamanho reduzido e processo espinhoso caracteristicamente curto e com projeção posterior.
As vértebras tipicas são as vértebras que possuem corpo vertebral comum e que se repete em outras vértebras, como as vértebras cervicais, torácicas e abdominais numeradas. As vértebras atípicas são as vértebras únicas, que não possuem corpo vertebral comum e repetitivo, são apenas 3, o atlas, o axis e o cóccix.
O corpo de uma vértebra torácica possui um formato que lembra um coração, e é maior do que o das vértebras cervicais, porém menor do que o das lombares. O corpo possui ainda facetas costais pequenas, lisas e levemente côncavas, para ligação das costelas. ... Conheça também as características das demais vértebras do corpo.
As vértebras lombares estão localizadas na parte inferior da coluna vertebral, inferiormente ao tórax, e superiormente à pelve e ao sacro. ... Essas vértebras são caracterizadas pela ausência de forame transverso no interior de seus processos transversos, e também pela ausência de facetas ao lado de seus corpos.
Vértebras torácicas são os doze segmentos vertebrais (T1-T12) que compõem a coluna torácica. Essas estruturas têm muito pouco movimento porque estão firmemente presas às costelas e ao esterno (esterno). Como há muito pouco movimento, as vértebras na região torácica da coluna geralmente não são fontes de dor nas costas.
4. Processos Articulares: São em número de quatro, dois superiores e dois inferiores. São saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si. Função: Obstrução.
Atlas (1ª Vértebra Cervical) Arco Anterior – forma cerca de 1/5 do anel. Arco Posterior – forma cerca de 2/5 do anel. Massas Laterais – partes mais volumosas e sólidas do atlas e suportam o peso da cabeça.
Os pedículos constituem-se de vértebras ou expansões ósseas ligadas ao corpo, ou seja, conectam uma parte do corpo a outra. São as faces laterais vertebrais que restringem o canal raquidiano nos dois lados do corpo. Possuem o formato de haste fina e curta.
A coluna vertebral é uma estrutura constituída por diversos ossos denominados de vértebras. Sua função é dar sustentação ao corpo e proteger a medula espinal em vertebrados. A coluna vertebral é uma estrutura que forma o eixo do corpo e é constituída por ossos denominados de vértebras.
A coluna vertebral é uma haste flexível formada pelas vértebras. Possui, entre outras funções, o sustentamento do corpo e a proteção da medula espinhal. A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras.
Responsável por gerar estabilidade e mobilidade, a coluna lombar tem função primordial de gerar estabilidade e a partir de então proporcionar movimento através de uma base estável que deverá se anteceder a qualquer movimento através do controle neuromuscular.
Resposta. A coluna vertebral tem como principais funções manter a sustentação e fazer com que o corpo fique em uma posição reta e garantir maior firmeza e proteção contra choques mecânicos.
A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifício que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal.
Causas da dor na coluna Dores posturais
Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura. ...
O disco intervertebral é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que contém um líquido gelatinoso no seu centro, chamado núcleo pulposo. O disco fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral.
Estabelecido entre os corpos das vértebras e unido a elas por ligamentos, o disco intervertebral é constituído por dois elementos: o anel fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, e o núcleo pulposo.
A nutrição do disco intervertebral ocorre por meio de difusão dos nutrientes através da placa vertebral terminal(2). A placa vertebral terminal (PVT) é estrutura anatômica presente nas vértebras e está em íntima relação com o disco intervertebral (DI).
O disco intervertebral cervical Na articulação entre as vértebras C1 e C2, não existe essa estrutura. Desta forma, os discos somente estão presentes entre C2 e C7.
Anel fibroso: composto basicamente por fibrocartilagem, onde os feixes colágenos formam-se de forma concêntrica, cercando o núcleo interno. Essa porção é composta basicamente por colágeno tipo I, sendo esta considerada a porção mais externa da estrutura.
Os discos intervertebrais são avasculares, sendo nutridos por um processo de difusão dos tecidos vizinhos. Essa nutrição ocorre através das compressões e descompressões alternadas que ocorrem nos discos e funcionam como uma bomba hidráulica.