Existem dois tipos de dribles no basquetebol, sendo em diversos tipos de manuseio da bola. - Primeiro drible : Drible de proteção, serve para abrir as linhas de passe e garantir a posse de bola. -Segundo drible : Drible de progressão, fundamentalmente utilizado para o avançar no terreno de jogo.
Principais dribles
Drible baixo ou de proteção O drible de proteção deve ser usado quando um adversário te impede de progredir no terreno. A posição do corpo é mais flectida que na anterior, e por isso, a bola deve ressaltar só até à altura do joelho. A cabeça deve sempre observar o defensor e o resto do campo.
O drible, movimento de bater a bola contra o solo usando somente uma das mãos, permite ao jogador deslocar-se em campo e progredir no ataque mantendo a posse de bola. Deve ser executado continuamente. Se o jogador segurar a bola, deve, obrigatoriamente, passá-la para um companheiro de equipe ou arremessá-la.
Quando o adversário dava o bote, ele puxava a bola para o outro lado, fazendo um movimento giratório semelhante ao que a vaca faz ao mexer o rabo. Alguém batizou o lance de “drible do rabo de vaca”, que acabou simplificado para “drible da vaca”.
O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata- se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.
Para sua pratica são essenciais certas habilidades físicas, uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciência do Esporte aponta as principais qualidades físicas necessárias para a prática do handebol são elas: força, potência, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, destreza e equilíbrio ...