A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A importância da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é estabelecer um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem.
A BNCC, no contexto escolar, pode ajudar na formação do cidadão que queremos ao estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver no período da escolaridade regular, pois a mesma é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica que são direcionadas ...
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
A escola exerce um papel importante na formação de leitores, sendo assim, cabe a elaformar leitores por toda a vida e dessa maneira, torna- se essencial fornecer boas condições de trabalho para o desenvolvimento da leitura, alémda atuação do professor nesse processo.
Apoiada nos PCNs e na LDB, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) responde claramente a essa pergunta: o objetivo é promover uma sociedade justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
O homem que o mundo demanda formar é um homem sensível, reflexivo, crítico e atuante. Um homem que reaja contra a desumanização. Um homem com valores éticos, capaz de usar de empatia e olhar para o mundo com olhos apaixonantes.
A sociedade em que vivemos agora pode ser caracterizada com base no formato das relações sociais atuais, nos meios de comunicação, métodos de produzir riquezas e de trabalhar. A sociedade moderna também pode ser caracterizada pela expressão das pessoas, a expressão artística, cultural, verbal e não verbal.
Há diversos benefícios da proximidade entre a família e a escola, um deles é poder juntos, alinhar as expectativas, por meio de um diálogo aberto, pois afinal, o objetivo comum dessa relação é oferecer a criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.
Na minha vida, ela é a base fundamental de tudo. Posso dizer que a família é fruto do união e do amor, o vínculo afetivo mais valorizado e por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.
Com nossos pais temos a oportunidade de aprender uma profissão ou descobrir a paixão por uma ou outra vocação. Além de aprender uma profissão, podemos aprender também com eles o valor do trabalho e como ele dignifica o homem.