Resposta. As células de Sertoli possuem receptores de Hormônio Folículo Estimulante (FSH), que promove a conclusão da meiose das células germinativas. ... A células de Leydig produz testosterona, responsável pela manutenção da espermatogênese e pelas características masculinas.
Função. A presença da barreira hemato-testicular permite às células de Sertoli controlar o ambiente do compartimento adluminal, no qual as células germinativas (espermatócitos, espermatídeos, e espermatozóides) se desenvolvem, ao influenciar a composição química do fluido no lúmen.
Porções do túbulo seminífero: membrana basal, espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides, células de Sertoli e células intersticiais ou de Leydig (400X).
espermiogênese
Espermatogênese é a formação do espermatozoide e a espermiogênese é a diferenciação entre os espermatozoides. Sabe-se que o processo de espermatogênese é a transformação das estruturas denominadas espermatogônias em espermatozoides maduros, de fato.
No ser humano, a espermatogênese demora 64-74 dias: quase 16 dias no período de mitoses das espermatogônias; 24 dias na primeira meiose; cerca de 8h na segunda meiose, e quase 24 dias na espermiogênese.
O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino. Denominamos de gametogênese o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.
Tanto na espermatogênese quanto na ovogênese, observamos a presença de dois processos de divisão celular: a meiose e a mitose. A mitose garante o aumento do número de células, já a meiose garante a redução do material genético do gameta. Dessa forma, na meiose, são produzidas células haploides.
A gametogênese é o processo no qual são formados os gametas masculinos e femininos. A gametogênese que leva à formação dos espermatozoides é denominada espermatogênese. Já a formação de ovócitos maduros ocorre pelo processo denominado oogênese ou ovogênese.
Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.