Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a recetores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos (bactérias). É o tipo de toxina liberada por bactérias para a corrente sanguínea.
Recombinação Gênica Bacteriana As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução. A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana.
Tal como os testes de identificação bioquímica, só são passíveis de serem realizados quando estamos perante uma cultura bacteriana isolada. Se uma bactéria sofre a ação de um antibiótico, esta diz-se sensível; se pelo contrário, o antibiótico não exerce qualquer efeito sobre a bactéria esta diz-se resistente.
O resultado do exame de urocultura pode ser:
Intermediário: Significa que a bactéria analisada apresenta resistência intermediária ao antibiótico utilizado no disco e a EFICÁCIA DA DROGA ESTÁ SUSPEITA DE ESTAR COMPROMETIDA, podendo não exercer efeito satisfatório no controle da(s) doença(s).
Como saber qual antibiótico é o mais eficaz? Através de estudos prévios conhecemos antecipadamente o perfil de cada espécie de bactéria. Por exemplo, sabemos que a E. coli, bactéria que causa infecção urinária, costuma ser sensível aos antibióticos Bactrim e Ciprofloxacina.
A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível. O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina (ou amoxacilina + ácido clavulânico), deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos à penicilina, uma opção é Azitromicina por 5 dias.