Rejeição é uma reação pessoal que pode ocorrer em muitos contextos diferentes. Por exemplo, na rejeição contexto sentimental pode ocorrer quando uma pessoa declara seus sentimentos, ele abre seu coração eo chamador diz que ele não sente o mesmo.
Assim, as expectativas de amor quebrar completamente, porque não há feedback da reciprocidade no dar e receber que é a essência de um relacionamento.
A rejeição sentimental é um dos mais doloroso internamente como este desgosto produz um rumo inesperado em expectativas de amor que deve assimilar esta informação e integrar sentimentos um do outro em seu mapa do mundo para se viver esta história com objetividade como estão as coisas para além do desejo pessoal. A queda em si contrasta com a indiferença do outro e estes dois pontos de vista irreconciliáveis mostrar a essência de rejeição que quebra o coração de alguém que está ferido.
Do ponto de vista ético, a rejeição também pode ser uma audiência pessoal antes de uma ideia que vai contra os próprios valores pessoais. Por exemplo, aqueles que valorizam a infidelidade como um valor essencial da relação pode sentir uma rejeição da infidelidade como contrária aos seus valores éticos.
Do ponto de vista social, a perseguição de uma pessoa também mostra a rejeição que ocorre quando um grupo de amigos evacua a vítima. Pois desta forma, a vítima se sente rejeitada por outros, isoladas de seu ambiente e tristes pelo que aconteceu.
Na comunicação interpessoal ocorre quando uma discussão em que não há nenhum ponto de encontro, todos podem rejeitar a oposição do outro. Por exemplo, pode-se fazer uma proposta que o outro rejeita.
A rejeição também pode ser experimentado em um contexto diferente, por exemplo em relação aos gostos pessoais. Uma pessoa pode sentir uma rejeição emocional de um não gosta de alimentos e evita integrar este alimento em seus menus. Neste caso, a rejeição pode mostrar alguma aversão para um ingrediente particular.