Habilidades Intrapessoais
Os cinco pilares da Inteligência Emocional
A pedido do SóNotíciaBoa o coach Raphael Costa listou 5 passos simples pra gente usar as emoções em nosso favor:
Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional, mais seguro e confortável para a resolução de problemas você se sentirá. Com maior autocontrole e empatia, o profissional não precisará mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação.
Saber ouvir, dialogar, ajudar, emitir suas ideias de forma comedida, respeitar opiniões e saber receber críticas são alguns dos exemplos de quem tem uma boa dose de inteligência emocional. Quando você é uma pessoa que tem atitudes como essas, é natural que as pessoas te notem por isso.
avalie as atitudes abaixo que quando cultivadas levam a inteligência emocional. autocontrole. auto confiança. responsabilidades pelos seu atos.
A inteligência emocional envolve não só a capacidade de olhar para dentro, mas também de estar presente no mundo ao seu redor....
Os 5 pilares da qualidade de vida
A inteligência emocional tem cinco componentes: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. Para mim, o aspecto mais importante é o autoconhecimento. É o primeiro passo para melhorar.
Fundamentos do modelo de Goleman
A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.
É uma capacidade que pode ser medida por meio dos Testes de Quociente de Inteligência (QI) pelos quais o que se mede são as capacidades linguísticas e lógico-matemáticas. ...
Automotivação; Reconhecimento de emoções em outras pessoas; ... Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
As nossas emoções são multideterminadas e envolvem fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. ... Hoje, além da sobrevivência física propriamente dita, o homem necessita desenvolver capacidades que caracterizam a chamada Inteligencia Emocional.
Q.I significa “Quociente de Inteligência”, enquanto Q.E é o acrônimo de “Quociente Emocional”. Ambos são usados para determinar o nível de inteligência de um indivíduo. ... Com base nisso, criou o segundo quociente, com o objetivo de considerar também a habilidade de lidar com sentimentos e emoções.
Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six. Qualquer homem no mundo as demonstra com expressões faciais quando as sente, não tem jeito. Mas, na verdade, podem ser apenas quatro.
Lista de sentimentos
Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa).