Girassol é o nome de uma planta. O nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento. Quando o talo da planta deixa de crescer, o girassol fica parado em direção ao oriente até morrer.
A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor de girassol. Clítia ou Clície era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a trocou por Leucoteia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas.
O girassol vermelho, visto em sonho ou não, se apresenta como uma coisa boa. Assim, a mensagem que transmite tem a ver com a oportunidade de ser alguém melhor.
O sonho com girassol, por exemplo, demonstra que a sua espiritualidade passa por uma fase próspera. Ver muito essa flor, ademais, também é indicativo de conquistas importantes por vir.
Tartaruga: símbolo da longevidade. Veja lendas e significados
Pode ser um símbolo do amor a Deus – todo poderoso criador do céu e da Terra – bem como um símbolo do amor de Deus, ou seja, do amor à autenticidade e individualidade de cada ser, que compartilha da mesma energia vital do TODO.
Está fortemente associada à fama, sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para ela.
O girassol é muito conhecido como símbolo de sucesso (gira-sol= vira sucesso!). Presenteie alguém com girassóis como expressão de seu desejo mais íntimo pelo sucesso da pessoa.
Afinal, gostar de flores faz bem para a nossa vida, tanto pela beleza que elas carregam quanto pela sua relevância. Você conhece o significado da planta girassol, por exemplo? Essa é uma espécie muito procurada para presentear, já que está repleta de simbologias e significados.
A planta girassol enquanto pequena, antes de florescer, se gira em busca do sol para crescer resistente e forte. Assim, a pequena persiste em percorrer o astro-rei até que se transforme na linda inflorescência que conhecemos.
Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para ela.
Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria acredita-se que, se forem colocadas sementes de girassol na janela da casa de uma mulher grávida, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.
De acordo com pesquisadores, o girassol é originário da América do Sul. A descoberta foi publicada na revista Science. Outras fontes afirmam que a espécie teria surgido na América do Norte e Central. A planta seria cultivada por nações indígenas e usada como alimento. Diversos artefatos e imagens incas, por exemplo, contêm imagens da flor como analogia ao deus do Sol.
Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que ela traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Clítia era uma jovem ninfa apaixonada por Helio, o deus do Sol. Todos os dias ela o observava enquanto ele dirigia sua carruagem de fogo pelo céu. Helio lisongeado por tanto amor, depois de ter seduzido a jovem, a abandonou e escolheu ficar com sua irmã. Clitia estava tão desesperada que chorou durante nove dias inteiros em um campo enquanto continuava a observar o deus do Sol viajando na sua carruagem.
Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
Se a ideia é colorir o jardim e outras áreas externas, aposte nas mudas maiores, de modo que possam atingir seus tamanhos naturais — um girassol é capaz de atingir de 1 até 4 metros de altura!
A data vem de um dia em 2007, quando os chamados “camponeses de Bruxelas” deram origem à idéia de plantar girassóis nos bairros mais pobres e negligenciados, colorindo a cidade de beleza e espalhando esperança de dias melhores.
Para plantar um girassol, você não precisa de muito esforço. Basta saber a técnica correta, independentemente do local — no vaso ou no solo. Se for deixá-lo dentro de casa, por exemplo, basta utilizar um vaso grande e investir em mudas menores.
O solo, por sua vez, precisa estar drenado e ter um buraco com cerca de 50 centímetros de profundidade — ou apenas 5 centímetros para um vaso comum. No último caso, também é importante utilizar elementos que facilitem a drenagem da água, como pedras, cascalho ou até mesmo pedaços de telha, ou de tijolos. Depois, lembre-se de fazer a rega diariamente, para que as sementes “vinguem” e a muda comece a surgir.
O girassol tem esse nome por acompanhar o movimento do sol, mas o motivo por trás disso sempre intrigou os cientistas. ... Os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo./span>
eles giram de acordo com a inclinação do sol, em outras palavras, eles “perseguem a luz”. Provavelmente essa parte você sabia, mas tem outra que talvez não!/span>
O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. A noite, percorrem o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte. Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação./span>
Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original./span>
Ao longo do dia, eles seguem o sol de leste a oeste, enquanto à noite eles estão voltados para o oriente. O heliotropismo dos girassóis fazem destas plantas serem potentes acumuladores de energia solar (eletromagnética), que em conjunto com seus componentes, tornam vegetais valiosos como alimento-remédio.
Já a tarde o sol está de frente para quem fotografa, atrás da plantação de girassóis, por isso é melhor ir próximo ao horário do pôr do sol, quando a luz solar já está mais fraca e o céu está inundado por uma explosão de cores, sendo o cenário perfeito para lindas fotografias./span>
Lembre-se que o girassol precisa receber luz solar direta por várias horas ao dia. A planta cresce melhor com exposição de no mínimo 4 horas de sol diariamente. Prefira a exposição ao sol da manhã./span>