A resenha crítica é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra, por exemplo: livro, artigo, filme, série, documentário, exposição de artes, peça teatral, apresentação de dança, shows. Nela, o resenhista sintetiza as ideias e expõe suas apreciações, influenciando seus leitores.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
Só depois disso, use estas frases:
para fazer uma resenha de comparação sobre alguma coisa é preciso vc ter algum entendimento sobre o assuntos que vão ser comparado. para fazer uma resenha o 1 paragrafo vc fala sobre o tema o segundo e terçeiro o desemvolvimento do assunto e o ultimo a conclusão./span>
A composição de uma resenha exige a obediência às seguintes estruturas: O parágrafo de introdução deve ser breve e contextualizar o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e relevância para um leitor que manifeste interesse pelo assunto. A resenha de uma obra pode manifestar crítica ou não.
Exponha os principais aspectos, argumentos e descobertas do artigo em palavras próprias, usando o resumo como apoio. Mostre os embasamentos para as alegações do artigo e inclua as conclusões. Isso pode ser feito em vários parágrafos, mas a extensão da resenha dependerá do que o professor ou editor pediu.
Resenha feita pela ABNT
As referências devem ser indicadas pela chamada AUTOR-Data ao longo do texto, colocando a descrição no final da resenha. No final, citar: nomes dos autores (pode ser abreviado, no máximo dois nomes e caso tenha mais nomes usar o et. al.); nome da revista, do livro ou outro; data (mês e ano da publicação).
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.
Como todo trabalho acadêmico, a resenha deve seguir as normas de formatação da ABNT. Deve ser um texto objetivo. Então, a recomendação é que seu conteúdo seja de 06 a 10 parágrafos, o que totaliza algo em torno de duas laudas./span>
Como começar uma redação dissertativa
Em primeiro lugar, reúna informações a respeito do assunto da análise e determine quais perguntas serão respondidas. Depois de esboçar o argumento principal, procure evidências que apoiem as suas ideias. Por fim, dê uma forma coerente e bem escrita à análise.
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação./span>
5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum